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Ambientes coworkings crescem no mercado imobiliário

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27/09/2018 07h50 –

Os espaços compartilhados, chamados de coworking, têm se expandido no país. Eles são utilizados normalmente por profissionais autônomos que não possuem recursos para alugar ou comprar um escritório. Os ambientes também são fruto de networking, já que são compartilhados e se baseiam na colaboração.

De acordo com o Censo Coworking Brasil 2018, em 2017, havia 810 espaços desse tipo no país; em 2018, esse número subiu para 1.194, uma alta de 48%. Eles estão espalhados por 169 municípios com mais de 150 mil habitantes. Se o crescimento parece alto, saiba que de 2016 para 2017 o crescimento do setor foi de 114%.

Em relação ao faturamento, foram R$ 127 milhões em 2018, 57% a mais do que no ano passado. Os estados com o maior número de coworkings são São Paulo (465), Rio de Janeiro (123), Minas Gerais (99), Santa Catarina (88) e Paraná (75). As cidades com o maior número de espaços compartilhados são São Paulo (273), Rio de Janeiro (102), Belo Horizonte (62), Curitiba (42) e Brasília (35).

No Rio de Janeiro, o crescimento de coworkings foi de 57%. Essa expansão levou o mercado imobiliário a pegar carona também nessa tendência. Pode ser uma oportunidade para alguma imobiliária em Niterói ou em alguma outra cidade do estado. Os reflexos dos espaços compartilhados no setor, no entanto, dividem os especialistas, que ainda não sabem se a demanda é ou não suficiente para movimentar o mercado.

O Censo Coworking Brasil 2018 também identificou um novo perfil de espaços compartilhados. “Enquanto por um lado algumas marcas consolidam suas atividades, com espaços amplos e estruturados, no outro lado, cada vez mais as pequenas empresas, os cafés e os centros comerciais abrem suas portas para a comunidade local, mesmo que ainda de forma improvisada” informa o relatório.

O coworking é atrativo para os microempreendedores porque nesse formato não há necessidade de se preocupar com aluguel, condomínio, impostos, internet e telefone, entre outros gastos inerentes à manutenção do espaço. Com isso, podem se debruçar única e exclusivamente no negócio que estão desenvolvendo, seja ele um produto ou um serviço.

Assessoria de Comunicação

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