Início Notícias Economia Entenda a importância da logística no comércio eletrônico

Entenda a importância da logística no comércio eletrônico

0

27/09/2018 16h52

De acordo com o Sebrae, logística é o processo de planejar, executar e controlar eficientemente o transporte, a movimentação e o armazenamento de produtos dentro e fora das empresas, garantindo a integridade e os prazos de entrega dos produtos aos clientes. A partir dessa definição, pode-se dizer que um ponto-chave em uma loja virtual é ter essa etapa bem planejada e desenvolvida.

A logística é uma etapa inerente a qualquer tipo de comércio, mas ganha ainda mais relevância no contexto das lojas virtuais, quando há algumas características que as diferenciam das demais. A loja funciona 24 horas por dia, enquanto o ciclo de tempo para a entrega de produtos e serviços é menor e o tempo de exposição da empresa é aumentado.

O consumidor também tem em mãos informações sobre o pedido e como rastreá-lo, para saber em qual etapa da entrega ele se encontra. Dessa forma, é imprescindível que a loja virtual desenvolva um plano para o atendimento de pedidos e para a logística de distribuição dos produtos. Para o estoque, muitas empresas optam por contratar um serviço de self storage, no qual é possível armazenar uma grande quantidade de itens de forma segura. Essa estratégia é adotada por e-commerces que não possuem espaço físico suficiente para as mercadorias.

No comércio virtual, há algumas etapas que antecedem a entrega dos produtos. Primeiro, o comprador encontra as informações sobre o produto, autoriza a transação financeira e transmite o pedido ao site. A partir do pedido, as entidades envolvidas na validação da compra entram em cena, como as operadoras de cartões de crédito e as ferramentas antifraude.

Após esse processo, é necessário confirmar a transação financeira, separação da mercadoria, embalagem, emissão da documentação fiscal e entrega ao transportador. É a partir desse momento que o tempo de entrega passa a ser contado. A última etapa refere-se, exclusivamente, à entrega do produto ao consumidor. Durante esse processo, o cliente pode rastrear o pedido e saber onde o seu produto está em determinado momento.

Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile