Início Notícias Variedades Notebook ou desktop: saiba como fazer a melhor escolha para suas necessidades

Notebook ou desktop: saiba como fazer a melhor escolha para suas necessidades

0

26/02/2019 15h10

Os computadores portáteis são uma mão na roda para quem quer praticidade e bom desempenho, tudo no mesmo pacote. Por causa desse motivo, ao longo dos últimos anos, surgiram vários notebooks em promoção no varejo. Mas será mesmo que você precisa de um deles ou o bom e velho desktop ainda é a melhor opção para as suas necessidades? Para saber escolher o melhor produto, é necessário levar em conta algumas informações sobre os equipamentos.

Os desktops são computadores que cumprem o objetivo de funcionar em um único ambiente, como uma casa ou um escritório. Apesar de não fornecer mobilidade, o equipamento possui mais opções de personalização para maximizar o desempenho, além de possuir configurações historicamente mais potentes do que os computadores portáteis. É por este motivo que ele ainda é o queridinho de muitos aficionados por tecnologia e por alto desempenho.

Os computadores de mesa também são preferência no mundo gamer. Os jogadores necessitam de placas gráficas extremamente poderosas e uma CPU que aguente todo esse processamento de energia. De quebra, os usuários ainda podem montar o seu próprio gabinete, com peças escolhidas a dedo para ter uma melhor experiência. Para decidir se esse é a melhor escolha para você, é importante levar em consideração alguns fatores.

Se você sai pouco de casa ou do escritório com o seu computador para apresentações ou reuniões, esse é um ponto a favor dos desktops. A falta de mobilidade, nesse sentido, não vai atrapalhar a sua experiência com o aparelho. Portanto, independentemente de ser trabalho ou lazer, analise as tarefas que serão realizadas com o computador. Os desktops possuem mais fios e periféricos separados, como mouse e teclado. O último, inclusive, possui teclas mais espaçadas e costuma ocupar mais espaço.

Se você pretende utilizar o PC para atividades como edição pesada de vídeos, gráficos e fotos ou para jogos, talvez o desktop seja uma boa opção. Os computadores de mesa vem com um chip gráfico dedicado, deixando a CPU para as demais atividades. A escolha também vai depender da sua preferência pessoal. Pode ser que você não tolere muitos fios na sua casa ou no seu espaço de trabalho, por exemplo.

No caso dos notebooks, há uma variada gama de opções para diferentes objetivos. De forma geral, quem opta por esse equipamento deseja mais portabilidade, versatilidade e conforto. Existem aparelhos de última geração com configurações topo de linha, assim como os computadores de mesa, mas também existem equipamentos mais acessíveis e com configurações modestas.

No caso do computador portátil, o usuário precisará escolher uma opção que atenda às suas necessidades. O processador é um dos itens mais importantes. Os mais famosos são o da Intel. De forma geral, eles se dividem em core I3 (para tarefas mais simples e com processamento mais limitado), core I5 (opção intermediária com preços mais acessíveis) e core I7 (com alto desempenho para diversas tarefas).

Mas isso não é o bastante para fazer uma boa escolha. O usuário também deve levar em conta as subcategorias das gerações dos processadores. Um core I7 mais antigo, por exemplo, pode ter desempenho mais baixo do que um core I5 lançado recentemente. Portanto, se informar e fazer muitas pesquisas é fundamental. O consumidor também precisa analisar outros aspectos, como tipo da placa de vídeo, memória disponível e espaço do disco rígido.

Existem vários tipos de notebook, como ultraleve, dois em um (que se transforma em tablet) e notebook gamer. O último tem preços na faixa de R$ 4 mil e R$ 5 mil e é o que mais se aproxima de um computador desktop para jogos. Ele possui configurações parrudas, é maior e mais pesado e ideal para gamers que não gostam de fios e precisam de mais portabilidade. Os notebooks gamer foram lançados para preencher a fatia de mercado dos jogadores que não se adaptavam mais aos desktops.

Por causa da configuração potente, os notebooks para jogos também são comprados por pessoas que desejam realizar tarefas pesadas, como edição de vídeos longos, fotos, gráficos e modelagem 3D. A grande desvantagem dos notebooks é a dificuldade de personalização. As peças, como processadores e placa gráfica, já vêm instaladas de fábrica. O que se pode fazer em alguns modelos é trocar o HD por um SSD (que acessa os dados de forma muito mais veloz do que um HD) e aumentar a memória disponível.

Se você não se importa com esses aspectos e está disposto a comprar um notebook, vá em frente. Existem opções para todos os gostos e tarefas. Independentemente de desktop ou notebook, antes de escolher o computador com o qual você ficará durante anos, pesquise em diferentes lojas físicas e virtuais. Na internet, busque por avaliações de usuários sobre os pontos positivos e negativos de cada equipamento. Só depois desse processo faça a sua escolha.

Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile