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Comunicação é essencial para fortalecer os fatos e desfazer os mitos do agro

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07/04/2021 14h43

Fatos e mitos relacionados à produção agrícola e pecuária, demanda por carne e leite vegetais, gado e gases de efeito estufa, defensivos agrícolas e comunicação do agronegócio foram alguns temas discutidos no webinar “Mitos & Fatos do Agro”, realizado pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) em parceria com o Canal Rural.

Xico Graziano, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ/USP e doutor em Administração pela FGV/SP, destacou o importante papel do setor produtivo frente ao crescimento da população global. “É preciso ter comida na mesa para saciar a fome dos 7 bilhões de pessoas. E isso o agro faz. Esse desafio torna-se ainda mais intenso com a urbanização da população e o próprio aumento da renda média das famílias. Quando deveríamos estar enaltecendo a contribuição do agro, temos de ficar nos defendendo de ataques infundados e mitos sobre os quais muitas vezes nem sabemos a origem”.

Graziano reconhece que o agronegócio precisa atender a novas demandas, como a produção cada vez mais sustentável, com respeito ao meio ambiente e às pessoas, e a exigência crescente em termos de responsabilidade ambiental. “Um outro viés diz respeito à qualidade dos alimentos, envolvendo rastreabilidade, certificação e origem. Os consumidores querem saber de onde vem o que come e têm toda a razão”, destaca o agrônomo, autor do livro “Fatos e Mitos da Agricultura, que está chegando à segunda edição.

A zootecnista Andrea Mesquita, CEO e fundadora da startup Território da Carne, colocou em pauta alguns mitos da cadeia da carne. Com diversos estudos sobre as práticas brasileiras e internacionais, ela afirma que a pecuária, se bem utilizada, é a ferramenta para alimentar as pessoas no futuro e contribuirá para regenerar o planeta. “A pecuária é colocada como uma das maiores responsáveis pelo aquecimento global. Não a pecuária brasileira, que retira gás carbônico da atmosfera, pois é extensiva. It´s not the cow; it´s how. Não é o animal, é como ele é produzido e nós fazemos muito bem no Brasil”, diz a CEO do Território da Carne.

Jorge Espanha, presidente da ABMRA, destacou a importância da comunicação para reverter os mitos e divulgar os fatos do agronegócio. “Tudo depende sobre como o agronegócio se comunica. Avançamos bem em algumas frentes, mas é indiscutível que precisamos melhorar em outras, como em nos mostrar para a sociedade urbana”, diz o dirigente.

Para Alberto Meneghetti, diretor da ABMRA e moderador do webinar, a discussão sobre os fatos e mitos é de suma importância para o público agro, que precisa se municiar das informações corretas para atuar como defensor do setor produtivo. “Muitas vezes, as críticas vêm de quem não entende do assunto”, ressalta.

Assessoria de Imprensa

Divulgação

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