A Marfrig, líder global em produção de hambúrgueres e uma das maiores empresas de carne bovina do mundo, celebra neste mês o aniversário de 68 anos de Bataguassu, município do Mato Grosso do Sul onde se localiza uma planta da companhia. Inaugurada em 2000, a unidade de abate e desossa da Marfrig se orgulha de fazer parte da história de crescimento da cidade.
Bataguassu foi fundada em 1953, após a abertura de uma estrada que liga Mato Grosso e São Paulo. O nome do município é uma homenagem a seu fundador, o industrial checo, Jan Antonin Bata. Atualmente, a cidade é reconhecida por ser um importante corredor rodoviário de acesso a cidades paulistas e mato-grossenses.
A população estimada de Bataguassu é de 23 620 pessoas e cerca de 1 230 delas (5,2% do total de habitantes) fazem parte do dia a dia da Marfrig, que sempre apoiou produtores e comunidades locais.
Desempenho
Atualmente, 24 funcionários da unidade Bataguassu participam do Programa de Formação Profissional, que tem como objetivo capacitá-los para atuar na linha de produção e gerar oportunidades de crescimento. Em parceria com o Instituto Mirim de Bataguassu, a Marfrig mantém o Programa Menor Aprendiz, que beneficia 63 estudantes na área administrativa.
O desempenho dos funcionários é fundamental para manter a qualidade dos produtos e para a capacidade de produção da unidade, de aproximadamente 4 400 toneladas de carne bovina desossada por mês. Em média, 1 250 animais são abatidos diariamente na unidade, processo que contribui diretamente para a força da agropecuária do município.
A unidade da Marfrig em Bataguassu direciona produtos para diversos estados, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro. A planta também é uma das sete plantas que exportam carne bovina para os Estados Unidos. As demais são: Bagé, Alegrete, Pampeano/Hulha Negra e São Gabriel, todas no Rio Grande do Sul, Chupinguaia, em Rondônia, e Promissão, em São Paulo.
Segunda planta
Entre os mercados que importam carne bovina da unidade de Bataguassu estão Chile, África do Sul, Emirados Árabes, Hong Kong, Egito, Argentina, Uruguai, Peru, Reino Unido e Arábia Saudita. No primeiro trimestre de 2022, a Marfrig deve inaugurar uma segunda planta na cidade, planejada para ser uma das mais tecnológicas do mundo e dedicada à produção de hambúrguer — para atender diretamente a alta demanda do produto no food service, composto por bares, restaurantes e padarias do país e do exterior.
SOBRE A MARFRIG
A Marfrig é uma das companhias líderes em carne bovina e maior produtora de hambúrguer no mundo, com receita líquida de 79,7 bilhões de reais nos últimos 12 meses (3T21) e capacidade diária de abate de mais de 30.100 bovinos em suas unidades da América do Sul e América do Norte, bem como capacidade de produção de 222.000 toneladas de hambúrgueres por ano. Emprega mais de 30.000 colaboradores, distribuídos em 31 unidades produtivas, processa e comercializa carne in natura, produtos processados, pratos prontos à base de carne bovina, produtos complementares e derivados de carne, além de couro para os mercados doméstico e internacional. Reconhecida pela qualidade de seus produtos e por sua atuação sustentável, a Marfrig mantém projetos pioneiros para a preservação do meio ambiente e dos recursos naturais.
Com informações da Assessoria de Imprensa