Início Notícias Saúde Explosão de casos Covid e gripe faz Capital reforçar teleatendimento

Explosão de casos Covid e gripe faz Capital reforçar teleatendimento

0
CG Notícias

Diante do aumento na demanda das unidades de Saúde, o serviço de Teleatendimento foi reforçado para  atender pacientes com sintomas respiratórios.

Por telefone, pacientes com suspeita de Gripe ou Covid-19 podem receber orientações e até mesmo ser atendidos por um médico.

O principal objetivo com esse serviço é evitar que o atendimento seja feito sem a necessidade das pessoas se deslocarem às unidades de Saúde, que estão sobrecarregadas, sobretudo as UPAs e CRSs, onde pacientes procuram por assistência médica por apresentarem  algum sintoma respiratório.

Devido à explosão de casos Covid e gripe, o serviço passa a ser composto por uma equipe multidisciplinar com 16 profissionais por período, sendo quatro médicos, propondo aumentar a capacidade de 300 para até 1 mil atendimentos por dia. Anteriormente, apenas 8 profissionais estavam lotados no Teleatendimento.

Somente neste mês de janeiro, do dia 1 ao dia 23, o serviço já realizou mais de 9,2 mil atendimentos e a expectativa é dobrar nas próximas semanas.

Como funciona?

Ao ligar no número 2020-2170, o paciente ouvirá uma gravação explicativa sobre o serviço. A recepção será feita por um profissional que irá colher o histórico da pessoa, com base em um questionário pré-estabelecido, que será inserido no sistema.

Posteriormente, o paciente será transferido para a equipe médica de teleatendimento, caso seja necessário, que dará o encaminhamento devido e recomendará a condulta mais assertiva com base no histórico colhido. O atendimento acontece diariamente (inclusive aos sábados, domingos e feriados) de 7h às 19h.

Além do atendimento a casos suspeitos, o serviço também está disponível para tirar dúvidas sobre o processo de imunização contra a Covid-19.

*Da Redação com informações da PMCG.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile