Início Notícias Política Leis de acessibilidade é destaque no dia da síndrome de down

Leis de acessibilidade é destaque no dia da síndrome de down

0
Foto: Izaias Medeiros/CMCG

Hoje, 21 de março, é o Dia Internacional da Síndrome de Down, data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. O vereador Carlos Augusto Borges (Carlão PSB), presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, reforçou que são necessárias políticas públicas de inclusão a todas as necessidades especiais. A data é oficialmente reconhecida pelas Nações Unidas desde 2012, escolhida para representar a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome. A Síndrome de Down (SD) é uma alteração genética presente na espécie humana desde sua origem.

“Sou autor da Lei 6.518/20 que instituiu o Programa de Conscientização e Combate ao Preconceito sobre a Síndrome de Down no Município de Campo Grande. A Lei visa orientação aos familiares e comunidade escolar com ações de orientação técnica, respeito, cuidados e formas de atendimento às pessoas com Síndrome de Down”, destacou Carlão.

O parlamentar também é autor da Lei 5.951/18 que garante a análise da quantidade e estrutura dos cromossomos nas células do recém-nascido, detectando a presença do cromossomo adicional no par 21, situação que caracteriza a síndrome.

“Esta Lei garante o direito ao exame que confirma a existência da síndrome de Down em recém nascidos, analisando a quantidade e estrutura dos cromossomos em uma célula. Mas a síndrome só pode ser confirmada através do teste de Cariótipo. O exame é fundamental para confirmar a síndrome e atualmente não é oferecido gratuitamente nas maternidades e hospitais públicos da cidade, é direito e deve ser cumprido pela secretaria de saúde do município”.

Com informações da Assessoria de Imprensa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile