Entender o verdadeiro propósito da vida, como ela funciona, mesmo com suas diferentes formas, porém de maneira igualitária a todo indivíduo, ajuda vivermos muito melhor. Nos permite não só aceitarmos os constantes desafios que nos são impostos no dia a dia, como também superá-los com sabedoria, segurança e alegria.
A vida é uma constante luta de superação de desafios emocionais, profissionais, de saúde… que nos são impostos ao longo da jornada. Acredite ou não, essa é uma regra Divina, estabelecida muito antes da formação da Terra e vale para todos, independentemente das condições econômicas, sociais, culturais ou geográficas de cada um. Ou seja, a pessoa pode ser a mais rica do mundo, ou viver isolada numa ilha, ela vai passar pelos mais variados problemas, de diferentes ordens, pois isso é para seu próprio crescimento, espiritual principalmente, que é o mais importante.
Feliz é o homem que entende o sentido da vida, pois dessa forma, aceitará melhor todos os seus desafios e lutará sempre de cabeça erguida e certo de que tudo aquilo que não puder ser vencido, terá que ser assimilado, aceito e carregado como necessário fardo. É o caso, por exemplo, de alguém que perdeu um ente querido ou que contraiu uma doença incurável com a qual terá que conviver por toda vida.
Feliz é o homem que entende isso de maneira superior à vida humana. Ou seja, que entende que o melhor desta vida é o que está por vir depois de tudo o que aqui passarem. A eternidade, de salvação e alegria junto com nossos familiares, no Reino de Deus.
Para sermos merecedores desse grande prêmio, precisamos tomar aqui alguns cuidados, pois ao longo dessa jornada podemos enfrentar dois tipos de problemas: aqueles que, como dissemos até aqui, são impostos por um Plano de Salvação e aqueles provocados por nossas próprias ações. Por exemplo: um indivíduo que sabe que o fumo, as drogas e as bebidas fazem mal à saúde, que podem provocar doenças graves e até matar, e mesmo assim faz uso delas, terá um dia que arcar com as consequências dessas escolhas.
Enquanto isso o grande Plano que inclui provações, desafios, doenças e oposição, é confirmado nas Escrituras Sagradas que também nos consolam com a promessa da presença do Senhor em nossas vidas. Confira:
“Meus irmãos, tende por grande alegria quando passardes por várias provações” (Tg. 1:2)
“Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for posto à prova, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu as que o amam” (Tg. 1:12)
“E não somente isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência,
E a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança” (Rom. 5:3-4)
O que dizer então dessa mensagem de esperança: “E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a porei à prova, como se põe a prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: Meu povo é, e ela dirá: O Senhor é o meu Deus” (Zac. 13:9).
Também é consolador saber que Ele não nos dá um fardo que não possamos carregar, temporariamente ou por toda vida, pois nos conhece melhor que nós mesmos. Além disso, podemos sempre recorrer a Ele para nos ajudar. Nossos fardos tornam-se mais leves quando fazemos isso.
Mas não devemos nos iludir e achar que nos livraremos deles. Podem ser substituídos ou aliviados, porém nunca extintos definitivamente nos ombros.
Quanto mais conscientes disso e próximos do Senhor estivermos, mais seus pesos não nos incomodarão nos ombros. Podemos andar, correr e nos alegrar sem que nos incomodemos durante nossa longa jornada da vida. Tudo é uma questão de conscientização, aceitação e perseverança de sempre seguir em frente, mesmo que grandes e novos desafios surjam no caminho.
Estevão Palma, um grande amigo e irmão, uma grande alma, que aos olhos do próximo carrega um dos maiores fardos, não se vê assim, leva a vida com amor e alegria, consciente de seu papel como cidadão, Cristão e pai de família. Seus longos anos de vida lhe ensinaram a dizer: “Se tudo vai bem, se prepare, pois logo virão novos desafios”. Um sábio conselho, pertinente a tudo que tratamos aqui, alicerçado nos ensinamentos e mandamentos de Deus.
Por Wilson Aquino – Jornalista e Professor