Início Notícias Opinião O golpe do Pix

O golpe do Pix

0

O Pix é a sensação do momento no mercado financeiro. O sistema de pagamento eletrônico por meio de chaves, número de celular, QR Code, links, foi uma inovação no sistema financeiro brasileiro que ganhou proporções dantescas. Até o ponto dessa fama e sucesso ultrapassar as fronteiras do Brasil, sendo elogiado internacionalmente.

As transações realizadas pelo Pix se popularizaram e penetraram em diversas camadas da população, até então, excluídas do sistema bancário, muitas vezes. Por outro lado, trouxe oportunidade para bandidos e oportunistas. Por isso, o Pix é, hoje, um dos primeiros colocados em golpes e fraudes.

O primeiro tipo de golpe é do link enviado por mensagens pelo WhatsApp, que rouba dados daquela pessoa que clica sem pensar, geralmente atraída por ofertas adequadas ao interesse dela. Depois de acessar o link, a pessoa é direcionada para uma área onde ao inserir dados da sua conta bancária, senha, e os ladrões fazem a festa.

O segundo tipo é do QR Code falso. Na intenção de fazer um Pix e pagar uma conta ou boleto, as informações contidas no QR Code não direcionam à instituição que o usuário pretendia. Na verdade, o valor do Pix é transferido para outra conta desconhecida. A pessoa, contudo, sem saber, transfere o dinheiro pensando ser para a pessoa ou empresa correta, mas, na verdade, caiu no golpe, e só saberá quando for cobrada por alguém ou por uma empresa.

Terceiro: Fique atento com boletos bancários, chaves Pix enviadas por e-mails, até mesmo SMS de forma duvidosa. Nesse caso, as chaves Pix são falsas, e seu dinheiro não vai para aquela prestadora de serviço, o que vai gerar atraso na conta e, posteriormente, os avisos de cobrança.

Por último: WhatsApp clonado. Não que seja o último golpe, pois todos os dias surgem muitas formas de enganar pessoas honestas. O golpe pelo WhatsApp clonado acontece da seguinte forma: algum parente, amigo, conhecido tem o seu WhatsApp clonado e manda mensagens para os colegas, familiares, e pede transferências bancárias por meio de Pix.

As pessoas, geralmente, ao receberem mensagem em situações urgentes, problemáticas, tocadas pela situação, agem por impulso. Ao entender que é o parente ou a pessoa conhecida, fazem a transação instantânea por meio do Pix para uma outra conta que não é da pessoa que ela esperava. Do outro lado, alguém faz o saque do dinheiro e a pessoa fica no prejuízo.

O Pix é uma revolução financeira, digital, social e inclusiva. As instituições bancárias, e até o Banco Central, vêm trabalhando para proteger o cidadão, com travas de horários e valores.

Contudo, o que era para facilitar, baratear a vida dos brasileiros se tornou arma nas mãos de bandidos. Sem dúvida alguma, o Pix é uma inovação extraordinária. Cuidado: Não caia no golpe do Pix! Questione, pesquise, confira, peça ajuda se tem dificuldade.

Ajude as pessoas da sua família a amigos que não tem habilidades financeiras ou digitais. Não custa parar e verificar de onde vem o link do Pix, de quem é esse número do Pix, ligar para este celular antes, pedir ajuda, conferir. Não tenha pressa nessas horas, pois como diz o ditado: “a pressa é inimiga da perfeição” e, neste caso, do seu bolso.

Por Prof. Ms. Bruno Cunha.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile