21.8 C
Campo Grande

Produção de grãos deve crescer 14,2% em relação à safra anterior

- Publicidade -

Com o avanço da colheita dos grãos de segunda safra e a evolução dos cultivos de inverno, os números da agricultura do Mato Grosso do Sul estão ganhando consistência, e os fatores climáticos passam a exercer influência somente sob pequena parcela da produção. As informações são do 11° Levantamento da Safra de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) na quinta-feira (11). A produção de grãos no estado deve fechar o ciclo em 21,6 milhões de toneladas, representando um aumento de 14,2% em relação à safra anterior.

A colheita do milho 2ª safra atingiu 37% da área estadual semeada até final de julho, quando a produtividade foi estimada em 5.540 kg/ha. Como o restante da área já estava toda em maturação, não deverá ocorrer grande variação de estimativa até o fechamento. A produção total de milho no Mato Grosso do Sul deve fechar em 12,16 milhões de toneladas – um expressivo aumento de 89,2% em relação à safra 2020/2021.

Já o sorgo fechou o último mês com 32% da área total colhida e com produtividade esperada positiva, indicando aumento de 50% em relação à safra passada. A produção deve alcançar mais de 300% de incremento em relação ao ciclo anterior, fechando a estimativa do período em 307,7 mil toneladas. As estimativas devem manter a tendência de crescimento, uma vez que a cultura é nova em muitos municípios.

Culturas de inverno – Trigo e aveia terminaram julho com condições ambientais que indicavam redução do rendimento esperado em razão da seca que estava instalada há mais de 30 dias. As chuvas que ocorreram na região produtora entre 8 e 10 de agosto foram benéficas para a maior parte das lavouras destes cultivos, que encontravam-se em fase de enchimento de grãos. Assim, uma avaliação mais consistente ficará para os números que serão divulgados no próximo levantamento da safra.

Fonte: Comunicação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-