Jesus Cristo foi a grande figura histórica que separou o antes e o depois de sua vinda. A sua passagem pela Terra foi de vitórias sobre o peso da matéria e também, trouxe a mensagem da fé e esperança, apesar dos percalços, empecilhos e agruras. A existência como legítima prova de aprimoramento do ser e das conquistas das luzes internas do conhecimento e do amor. Estes pilares dão sustentação ao projeto de evolução do indivíduo e, mais do que as riquezas transitórias, os tesouros imateriais eternos.
Por meio da exemplificação de Cristo, não apenas o indivíduo consegue avançar sobre as dificuldades, como também, compreender com profundidade as propostas da vida. Assim, cada vitória e avanço é motivo para a comemoração interna, pois o progresso sentido na consciência é fato de alegria e contentamento. Apesar das aparências exteriores, o júbilo íntimo. Neste ponto, são as obras benditas, a caridade e o amor autênticas evidências de progresso do ser que se levantam sobre suas próprias arestas para ser fonte de inspiração para os demais.
Se o mundo é uma grande escola com as lições cabais, que o alunado não tenha motivos para o desespero devido às dificuldades no caminho. Conhecer o mestre Nazareno, suas obras e conquistas, é passo fundamental neste processo de aprimoramento e renovação interior. Agir com sabedoria e os sentimentos edificantes para que o mundo seja testemunha dos esforços e força de vontade do aluno para o seu avanço na luz imortal e eterna do espírito.
Por Paulo Hayashi Jr. – Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.