31.8 C
Campo Grande

A importância do exercício físico na “melhor” idade

- Publicidade -

“A atividade física é o fator ambiental mais importante para estimular a saúde geral das pessoas, diminuindo a ocorrência de morte, por todas as causas”, escreve José Maria Santarem em seu livro “Musculação em todas as idades”. 

Na “melhor idade” (a partir dos 60 anos), esses cuidados precisam ser mais observados, para que as pessoas tenham mais autonomia e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida. E os benefícios à saúde podem ainda ser melhorados com uma boa alimentação. 

As atividades físicas devem ser realizadas para que a pessoa possa se adaptar às mudanças que ocorrem nesta fase; sejam elas físicas, psíquicas ou sociais, e que afetam diretamente sua vida e saúde. Para isso, nada melhor do que mantermos um estilo de vida saudável, combinando uma alimentação controlada e a prática de exercícios físicos, que ajudam até na vida de oração, pois para oração é preciso concentração e disposição. Inclusive, há uma passagem bíblica que diz: “… preparar um povo bem disposto para a vinda do Senhor” (cf Lucas 1,17), e um dos benefícios da prática regular da atividade física é a disposição.

Ao longo desses 23 anos atuando na área, com a prática de atividade física em todas as idades, tenho percebido o quanto pessoas bem orientadas e disciplinadas conseguem estar bem melhor fisicamente, melhorando a saúde em vários aspectos.

O maior exemplo para mim foi o Padre Jonas Abib, fundador da Comunidade Canção Nova, da qual sou membro. Ele se dedicava à prática de atividades físicas continuamente, o que favorecia a sua recuperação quando adoecia, além de contribuir para que tivesse mais disposição e vitalidade.

Todas as pessoas da melhor idade podem praticar atividades físicas, mas antes é preciso procurar uma orientação médica e de um profissional de educação física. Esses exercícios contribuem com a melhora postural, da mobilidade, flexibilidade, dos reflexos,  fortalece os músculos, reduz a gordura corporal e aumenta a densidade óssea. Tudo isso, proporciona maior autonomia e sociabilidade, além da diminuição dos riscos de várias doenças, como hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, artrose, distúrbios do sono, entre outras.

O ideal é mesclar os exercícios aeróbicos, como natação, hidroginástica, bicicleta e caminhada, com os exercícios de fortalecimento muscular, como musculação, e pelo menos  10 minutos de alongamentos, pois ajudam a reduzir a tensão. Lembrando: sempre inicie uma nova prática física com as devidas orientações e acompanhamento de um profissional da área.

Não deixe para depois, comece a se exercitar ainda hoje, mas não esqueça de antes consultar um médico e fazer um “check up”. Tenha uma vida feliz e saudável na melhor idade!

Por Jair Simplicio de Souza – missionário da Comunidade Canção Nova e formado em Educação Física.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-