A prática de exercícios físicos é um hábito recomendado pelos especialistas para manter a saúde e qualidade de vida em dia. Pensando nisso, o cuidado também deve ser estendido a visão. Atualmente, o uso contínuo de dispositivos eletrônicos e a exposição às telas podem contribuir para a fadiga ocular, entre outros problemas oculares.
“A prática de movimentos corretos com os olhos pode beneficiar a correção da visão. Os exercícios oculares podem ser realizados em qualquer lugar, de maneira prática e rápida, proporcionando o relaxamento dos músculos dos olhos, afirma o médico oftalmologista e consultor da HOYA Brasil – Dr. Celso Cunha.
Confira abaixo, sete exercícios que contribuem para os cuidados com a saúde ocular:
Todos os lados: o exercício é recomendado para quem passa muito tempo em frente às telas. Vire os olhos para todas as direções. E repita-o 3 vezes por 10 segundos.
Foco e lateralidade: com os polegares para cima, posicione os braços dobrados a uma distância de mais ou menos 40 cm do rosto. Vire a cabeça para os lados mas deixe o olhar fixo nos dedos. Faça o movimento por 30 segundos.
Círculo: movimente os olhos como se estivesse acompanhando o desenho de um círculo. No sentido horário e depois ao contrário.
Vertical e horizontal: mexa os olhos para cima e para baixo e depois de um lado para o outro.
Massagem: faça círculos na região acima dos olhos com os dedos. Pressione no centro da testa e arraste para o lado. Massageie 3 vezes por um minuto.
Faça o “Oito”: com os olhos, faça um movimento desenhando o número oito. Repita por 10 vezes, mude o sentido e repita por mais dez. Olhe para a esquerda por 5 segundos, volte para o centro e olhe para a direita para finalizar.
Mãos nos olhos: apoie os cotovelos em uma mesa, acomode as palmas das mãos sobre os olhos e aproveite para respirar profundo por um minuto.
“Uma opção é realizar os exercícios práticos dentro dos horários de pausa. Apesar de serem benéficos à saúde ocular, é sempre importante o acompanhamento e cuidado de um especialista. Para isso, vale consultar um oftalmologista regularmente”, conclui Cunha.
Fonte: Comunicação da HOYA