Se você quer ter destaque e relevância cada vez maior em sua carreira profissional, saiba que é preciso ter coragem e ousadia. As duas competências e habilidades são importantes, do estagiário ao presidente. As empresas valorizam profissionais que se arriscam, aceitam o novo e enfrentam mudanças. Essas pessoas ajudam a corporação a resolver problemas e mostram que sempre estarão prontas para passar por transformações e para arriscar.
A coragem é uma condição para quem busca resolver os próprios problemas. “É o oposto da inércia e da procrastinação, ou seja, é ação, é ver com clareza. Muitas vezes, aquilo que parece simples para algumas pessoas pode ser um verdadeiro desafio para outras. Por isso, não devemos menosprezar nenhum ato de coragem”, destaca o CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent Executive Search, empresa de busca e seleção de executivos, David Braga. Ele comenta que quando pensamos em alguém corajoso, quase sempre visualizamos quem consegue superar adversidades incontáveis em suas próprias vidas e é claro que elas têm medo, mas são ousadas e tomam as decisões, sem paralisarem.
Segundo Braga, ter ousadia é tomar decisões certas nos momentos certos, o que exige muita cautela e autoanálise. E a melhor decisão é aquela que foi tomada. Significa entender as consequências que as suas ações podem levar e não esperar o mundo trazer as oportunidades, mas simplesmente criar novos caminhos. São muitos os sinônimos para ousadia: intrepidez, audácia, valentia, inovação e coragem. Todos esses sinônimos nos levam a fazer algo diferente e com foco no futuro. A ousadia começa cedo nas crianças quando elas fazem o desconhecido ou proibido. Dessa maneira, elas vão em frente. Quando adultos, temos que ser ousados e corajosos para poder seguir os nossos sonhos.
“Ser ousado é a sua melhor chance de crescer como indivíduo a partir do momento em que você aprende a lidar com seus medos, sobretudo agrega sempre pessoas em suas decisões”, diz o executivo. Se estamos cada vez mais buscando empresas humanizadas em um ambiente de colaboração e cocriação, é importante lembrar que os resultados só serão alcançados criando engajamento, proporcionando diversidade e ação.
Coragem é ação, é ver com clareza. Muitas vezes, aquilo que parece simples para algumas pessoas pode ser um verdadeiro desafio para outras. Dessa maneira, não devemos menosprezar nenhum ato de coragem. Todos nós agimos conforme nossas capacidades conscientes nos permitem. Mas as capacidades que desconhecemos em nós só despertam quando ousamos.
Por Carol Semino.