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Limpeza de final de ano: dicas para deixar a casa e a vida em ordem

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Nada melhor que começar o ano com a casa e a vida em ordem, preparando-se para um novo ciclo de realizações. O primeiro passo para isso é fazer aquela limpeza de final de ano, dando um destino a tudo aquilo que não serve mais, seja por não ter mais utilidade, valor ou significado. A limpeza também ajuda a abrir espaço para mudanças positivas e a enxergar como fazer economia simplesmente cuidando do que você tem. 

Vale convidar todos os moradores da casa a participarem da organização. Assim, cada um pode contribuir com a decisão sobre o que faz ou não faz sentido “morar” com vocês. Chame inclusive as crianças e adolescentes. Além de se sentirem pertencentes e responsáveis pelo espaço onde vivem, esse envolvimento ajuda a formar a noção de valor do trabalho e do cuidado com os bens materiais. Confira as dicas que preparamos para você e mãos à obra!

Método Marie Kondo: aprenda a desapegar e a pôr ordem em tudo

Sabemos que nem sempre é fácil começar uma arrumação. Para ajudar quem enfrenta essa dificuldade, Marie Kondo, autora do livro “A Mágica da Arrumação”, propõe uma organização baseada nos sentimentos. O primeiro passo é entender o significado que as coisas têm em sua vida: se determinado objeto traz felicidade, deve ser mantido; caso contrário, ele deve ser descartado. 

Seguindo esse método, que ela batizou de KonMari, você deve separar o que você tem dentro de casa em categorias. Em vez de fazer a arrumação cômodo por cômodo, o que é mais comum, Marie Kondo propõe fazer a organização por tema, começando com a seguinte ordem:

  • Roupas pessoais e “roupas da casa” (cama, mesa e banho)
  • Livros e revistas
  • Contas, papéis e documentos
  • Pequenos objetos, como itens de cozinha, eletrônicos, produtos de higiene e cuidado pessoal 
  • Objetos sentimentais: fotografias, presentes, diários e outros

Vasculhe todos os cômodos da casa e reúna os itens de uma categoria. Se você está começando pelas roupas, Marie indica empilhar tudo em um só lugar. Assim, você consegue ver quantas peças possui daquela categoria e, então, analisar o que faz sentido manter ou não. Os objetos pessoais devem ser os últimos a serem organizados, porque são os mais difíceis de desapegar.

Depois de definir o que vai e o que fica, é hora de colocar tudo em ordem. O método KonMari prioriza a praticidade, então a ideia é deixar tudo à vista. Livros que usa mais ficam ao alcance da mão, e os livros menos consultados ocupam as prateleiras mais altas, por exemplo. Assim, fica mais fácil de sempre manter tudo em seu lugar, fazendo com que a organização dure mais tempo.

Organize as finanças

Para garantir um 2024 tranquilo e alcançar objetivos e resoluções de Ano Novo, é importante saber exatamente de onde vem e para onde vai o dinheiro. Escolha um aplicativo, reserve um caderno ou use uma de nossas planilhas gratuitas para ajudar nesse controle. O importante é criar uma disciplina para anotar os gastos e as entradas de dinheiro. Esse é um hábito que vale para a vida e faz toda a diferença para quem quer construir um patrimônio. 

Coloque ordem na papelada e nas contas

Por falta de tempo, muitas vezes as contas, contratos e extratos acabam indo parar, juntos e misturados, em alguma caixa ou gaveta qualquer. É hora de pôr ordem nos papéis, guardando apenas o que precisa. Mas, afinal, guardar o quê, e por quanto tempo? Contratos vigentes (como o do aluguel da casa), documentos pessoais e, claro, contas impressas (se você tiver optado por recebê-las) devem ser guardadas em uma pasta, de preferência separada por assunto. 

Lembrando que documentos pessoais em bom estado podem ser guardados praticamente para sempre. Já os contratos, pelo período de vigência. Contas de água, luz, telefone e gás, por exemplo, devem ser guardadas por cinco anos. Também é importante guardar as notas fiscais de bens mais valiosos, assim como os certificados de garantia de eletrodomésticos e outras coisas. 

Depois de separar o que deve ser guardado e o que vai para o lixo, separe os documentos: recebidos de pagamentos feitos ao longo do ano podem ir para um envelope ou pasta. Contratos, renovações de apólices de seguros e aquelas compras que têm garantia – eletrodomésticos, por exemplo –, devem ser separados em pastas ou envelopes específicos. Anote ou etiquete tudo, por ano e assunto, e guarde em local acessível.

Aproveite para repensar se não há na papelada algo que possa ser trocado pela versão digital – contas, extratos bancários e por aí vai. Algumas empresas oferecem bônus aos clientes que fazem essa opção. O passo seguinte é organizar pastas no computador para encontrar facilmente os documentos posteriormente.

Outra dica de ouro: enquanto faz a limpeza, olhe as contas com atenção. Será que tem aí algo que você paga sem usar? Vale analisar faturas e boletos de telefonia, internet, serviços de streaming, serviços financeiros, academia de ginástica e assinaturas de aplicativos, por exemplo, para ver se encontra alguma despesa que possa enxugar. 

Separe roupas e acessórios para guardar, vender e doar

Sabe aquela camiseta que não serve mais? Ou aquela calça comprada em uma promoção, que nunca caiu bem e continua com etiqueta e tudo no armário? Ou, ainda, a blusa que você só guarda porque ganhou de presente daquela pessoa do coração? 

Hora de pensar num destino para esses itens, que podem ser usados por outras pessoas ao invés de ocupar espaço na sua vida. Com carinho e atenção, dedique um tempo para analisar peça por peça. Tenha em mente que cada uma delas custou dinheiro, mesmo que não tenha sido comprada por você. Portanto, não pode ser descartada logo de cara, mas com consciência e cuidado.

O segredo é criar classificações. Pense naquelas que você gosta e usa – e que, portanto, ficarão com você. Separe as que gostaria de doar e as que podem ser vendidas. Sabe aquela camisa de seda incrível que não serve mais ou aquele vestido lindo que você usou para ir a um ou dois casamentos? Eles podem render um bom dinheiro se vendê-los para um brechó físico ou online. 

Conserte objetos quebrados

Quando pensamos sob a lógica do consumo consciente, colocando o bolso e a preocupação ambiental no centro de nossas decisões, o cuidado com os bens que possuímos ganha ainda mais relevância. Se aquela cadeira que está com uma das pernas meio bamba tem conserto, por que comprar uma nova?

Essa lógica vale para tudo o que temos em casa: vestuário, acessórios, papelaria, brinquedos, eletrodomésticos, roupa de cama, livros e por aí vai. Muitos desses itens podem ser renovados, reaproveitados, doados ou vendidos a brechós ou antiquários. Descartar, só quando não há mais jeito ou o conserto fica mais caro do que a compra de um item novo.

Mude as coisas de lugar

Você se colocou metas ambiciosas para o novo ano? Quer trocar de emprego, abrir um novo negócio ou conseguir economizar e investir seu dinheiro para realizar algum sonho? Que tal começar essa renovação pela casa? Simbolicamente, esse ato pode representar disposição em mexer nas estruturas, sair da zona de conforto e assumir que as coisas não podem mais ficar do jeito que estão.

Com criatividade e ousadia, mude os móveis de lugar, coloque na sua cama aquela colcha linda que nunca foi usada, pendure ou distribua os quadros de uma maneira diferente. Inspire-se em sites e revistas de decoração. Assim você terá a sensação de vida nova antes mesmo do ano começar.

Hora da limpeza geral

Depois que você decidiu o que vender ou doar e reorganizou o espaço de um jeito diferente, chegou a hora de fazer uma boa limpeza. Sujeira não combina com prosperidade. Passe pano no chão, tire manchas dos móveis, cuide das plantas, faça uma boa checagem na despensa e descarte alimentos e remédios vencidos apropriadamente.

Não deixe comida velha estragando na geladeira de um ano para o outro, nem roupa para lavar ou passar. Se você for viajar antes da virada do ano, é importante deixar a casa nos trinques, organizada e cheirosa. Quando você limpa o seu espaço, deixando-o ainda mais harmônico, sua energia também muda. E para melhor.

De olho nas resoluções

Tão importante quanto organizar a casa é pensar no ano que passou e nas coisas que se quer para o futuro. Fazer esta reflexão e montar um plano para os próximos 12 meses pode ser produtivo, pois ele poderá funcionar como uma bússola que conduzirá você aonde pretende chegar.

Quais foram os aprendizados do ano que passou? Quais são seus novos projetos? Mudar de casa? Trocar de emprego? Aprender uma nova língua? Existem muitas conquistas que, com um pouco de planejamento, você pode alcançar neste novo ano. O ideal é colocar os desejos no papel, detalhando ao máximo como pretende atingir seus objetivos. E depois, ao longo de 2024, volte todo mês a esse planejamento para recalibrar o que for necessário e seguir avançando.

Organize sua rotina

Se você quer garantir que suas resoluções de ano novo sejam cumpridas, mais do que colocar a casa em ordem, é importante organizar a rotina. Quais dias da semana irá fazer atividade física ou estudar um novo idioma? Com qual periodicidade irá passar no médico? Em quais meses pretende viajar?

Um planejamento geral da rotina e das atividades programadas para o ano possibilita tomar providências com mais calma e economizar. Já experimentou comprar uma passagem aérea com seis meses de antecedência e alguns dias antes da viagem? Na saúde também funciona assim. Quanto mais precavido, menos se gasta com consultas e remédios.

Você pode usar uma agenda ou um aplicativo de celular para lembrá-lo desses compromissos. Para algumas pessoas, esse tipo de recurso pode parecer desnecessário, mas ele ajuda a trazer as ideias e vontades para uma dimensão mais concreta, organizadas em uma linha do tempo. O resultado é um ganho de produtividade. Faça um teste com plataformas como Evernote e Google Keep.

Lembre-se, também, de cuidar dos pensamentos e emoções. Deixe no passado as experiências negativas e carregue apenas os aprendizados. Assim, você estará pronto para atrair ainda prosperidade em sua vida e construir um 2024 cheio de realizações.

Fonte: Meu Bolso em Dia

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