Seis integrantes da Orquestra Jovem Sesc do Mato Grosso do Sul estão no 12º Festival Internacional Sesc de Música. O evento, que é um dos maiores de música de concerto da América Latina, acontece entre os dias 15 e 26 de janeiro, na cidade de Pelotas, no Rio Grande do Sul, reunindo cerca de 400 alunos de várias regiões brasileiras e países da América do Sul.
Eles participam das classes do Núcleo Social do projeto que, junto com alunos de outros estados, formam a Orquestra Jovem Sesc Brasil. O grupo apresentará um espetáculo no palco do Theatro Guarany, um símbolo cultural do município gaúcho, sob regência de Geovane Marquetti, no dia 24, às 20h30. Antes disso, no dia 16, às 20h, o sexteto sul mato-grossense, no qual os músicos tocam violino, flauta, violoncelo e percussão, fará uma apresentação especial na Paróquia Santa Terezinha.
Na seleção geral de bolsas do Festival, há também um aluno que aprimorará seus conhecimentos no eufônio, com o professor brasileiro Fernando Deddos, que também é presidente da Associação de Eufônios e Tubas do Brasil (ETB). Com direção artística do maestro Evandro Matté, o evento tem, ao todo, 46 professores, de 13 nacionalidades. Além das aulas, o estudante poderá integrar a Banda e Orquestra Sinfônica Acadêmica. Diariamente, os alunos também terão a oportunidade de se apresentar em solos nos recitais, que acontecem no Conservatório de Música da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Além dos cursos, o 12º Festival Internacional Sesc de Música terá 63 apresentações gratuitas para a população, incluindo iniciativas do Festival na Comunidade, que leva a música para locais como hospitais e igrejas, e o Palco Móvel, que circulará por bairros de Pelotas. Os recitais e concertos também poderão ser apreciados no Theatro Guarany, Clube Caixeiral, Conservatório de Música da UFPel, Praia do Laranjal e no Largo do Mercado Público, que recebe o espetáculo final, nesta edição, com a temática de músicas de cinema, executadas pelos alunos da Orquestra Sinfônica Acadêmica.
Alguns espetáculos serão transmitidos ao vivo pelo site do evento, onde também está disponível a programação completa. Pessoas de outros estados que, porventura, venham prestigiar o Festival presencialmente, podem retirar seus ingressos para as apresentações no Theatro Guarany, antecipadamente pelo site.
Fonte: Comunicação