A dengue em crianças é normalmente assintomática, porém algumas crianças podem apresentar febre alta, irritabilidade, sonolência, manchas vermelhas na pele e falta de apetite, especialmente durante épocas de epidemia da doença, como acontece no verão.
No entanto, a dengue nem sempre vem acompanhada de sintomas fáceis de identificar, podendo ser confundida com uma gripe, por exemplo, o que pode fazer com que a doença seja identificada em uma fase mais avançada.
Assim, o ideal é que sempre que a criança ou o bebê apresentam febre alta e outros sinais diferentes do habitual, seja avaliada por um pediatra para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado, evitando possíveis complicações.
Sintomas de dengue em crianças
Os principais sintomas de dengue em crianças são:
- Apatia e sonolência;
- Dor no corpo;
- Febre alta, de início repentino e que dura entre 2 e 7 dias;
- Dor de cabeça;
- Recusa para comer;
- Diarreia ou fezes amolecidas;
- Vômitos;
- Manchas vermelhas na pele, que surgem geralmente depois do 3º dia de febre.
A criança com dengue pode não apresentar sintomas ou apresentar sintomas muito parecidos com os da gripe, por isso muitas vezes a doença passa rapidamente para o estágio grave sem ser identificada. Na fase inicial da dengue não há sintomas respiratórios, no entanto o que faz muitas vezes os pais confundirem a dengue com a gripe é a febre, que pode acontecer em ambos os casos.
Em crianças menores de 2 anos, sintomas como dor de cabeça e dor muscular podem ser identificados pelo choro persistente e irritabilidade.
Sinais de alerta na criança
Os sinais de alerta correspondem aos sinais de complicações da dengue em crianças e aparecem entre o 3° e o 7° dia da doença, quando a febre passa, sendo os principais:
- Vômitos frequentes;
- Dor abdominal intensa, que não passa;
- Tonturas ou desmaio;
- Dificuldade para respirar;
- Sangramentos no nariz ou nas gengivas;
- Temperatura menor que 35°C.
Em geral, a dengue em crianças agrava rapidamente e o aparecimento desses sinais é um alerta para o início da forma mais grave da doença. Assim, o pediatra deve ser consultado logo que os primeiros sintomas apareçam, para que a doença seja identificada antes de passar para a forma grave.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico da dengue é feito através de um exame de sangue para avaliar a presença do vírus. No entanto, o resultado desse exame demora alguns dias e, por isso, é comum que o médico inicie o tratamento mesmo quando não se sabe o resultado.
Por que a criança pode ter dengue mais de uma vez
Todas as pessoas, crianças e adultos, podem ter dengue novamente, mesmo que já tenham tido a doença anteriormente. Como existem 4 vírus diferentes para a dengue, a pessoa que pegou dengue uma vez fica imune apenas para aquele vírus, podendo pegar ainda mais 3 tipos diferentes de dengue.
Além disso, é comum as pessoas que já tiveram dengue desenvolverem a dengue hemorrágica, e por isso os cuidados de prevenção da doença devem ser mantidos. Aprenda a fazer um repelente caseiro para prevenir a dengue.
Como é feito o tratamento
O tratamento da dengue começa logo que os sintomas sejam identificados, mesmo sem a confirmação do diagnóstico pelo exame de sangue. O tipo de tratamento que será usado depende da gravidade da doença, e apenas nos casos mais leves a criança pode ser tratada em casa. Em geral, o tratamento inclui:
- Ingestão de líquidos;
- Soro pela veia;
- Medicamentos para controlar os sintomas de febre, dor e vômitos.
Nos casos mais graves, a criança precisa ficar internada na UTI. Normalmente a dengue dura cerca de 10 dias, mas a recuperação total pode levar de 2 a 4 semanas.
Fonte: Tua Saúde