O tempo muda, o frio chega e com ele também aparece aquela coceirinha na garganta e o desejo fulminante de saber como parar de tossir. Afinal, nessa época do ano é mais comum que as pessoas sofram com gripes, resfriados e crises alérgicas. Condições que, de fato, provocam tosse e outros sintomas.
Como parar de tossir
Dessa maneira, separamos 6 remédios caseiros simples de fazer, para você conseguir acabar com a tosse de uma vez por todas. Confira:
Coma abacaxi – A fruta auxilia na digestão devido à presença de bromelina em sua composição. Uma mistura de enzimas que sintetizam proteínas, facilitando o processo digestivo e evitando irritações na garganta. Além disso, o abacaxi também apresenta grandes quantidades de potássio, magnésio, cálcio e vitaminas A, C, B1 e D.
Xarope de agrião – Em uma panela, em fogo médio, ferva 10 colheres (sopa) de folhas e talos de agrião, 5 colheres (sopa) de mel e 1 copo (250ml) de água. Desligue, espere amornar e coe. Tome 1 colher (sopa) a cada 6 horas.
Chá de canela – Ferva 1 xícara (chá) de água, 1 canela em pau, 3 cravos da-índia, 1 rodela de limão, 1 pitada de noz-moscada e 1 colher (sopa) de mel. Desligue, espere amornar e coe. Tome 1 xícara (chá) a cada 8 horas.
Chá de couve – Ferva 4 colheres (sopa) de folhas de couve picadas em 1 litro de água. Desligue, coe, adicione o suco de 1 limão e 1 colher de mel. Beba 1 xícara (chá) morna, 3 vezes por dia.
Chá de limão com gengibre – No liquidificador, com a tecla pulsar, despeje o suco puro de 1 limão, acrescente 1 dente de alho descascado , 1 colher (chá) de gengibre em pó, 1 copo (250ml) de água filtrada, mel a gosto e bata até ficar homogêneo. Desligue e beba em seguida. Tome até 3 xícaras (chá) por dia.
Xarope de mel – Em uma panela, coloque 1 xícara (chá) de mel e 1 cebola ralada. Ferva, em fogo baixo, por aproximadamente 20 minutos. Desligue, deixe esfriar e tome 1/2 colher (chá) a cada 2 horas.
Cuidado com a tosse persistente
A infectologista do Hospital Marcelino Champagnat, Camila Ahrens, alerta que, em casos de tosse persistente é importante ligar o alerta e procurar uma unidade de saúde para fazer exames. Afinal, pode ser sinal de algo mais grave, como tuberculose, por exemplo.
Fonte: Saúde em Dia