Mulheres em tratamento do câncer receberão kits de beleza e higiene pessoal doados pela Campanha “Se toca, empreendedora”, em alusão ao Outubro Rosa, da qual a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) foi parceira durante todo o mês. Por meio da Escola do Legislativo Senador Ramez, em apoio às entidades Empreendedoras do Agora e Rede Negócios Árvore da Vida, os kits foram doados por servidores e deputados no saguão da Casa de Leis, um dos mais de 12 pontos de coleta pela cidade.
A presidente da Escola, deputada Mara Caseiro (PSDB), explicou a importância das doações. “Eu já passei pelo câncer, já fiquei carequinha, é muito importante o cuidado com a gente, com nosso corpo, nossa aparência. Eu usava muito isso, eu gostava de me sentir bem. Eu não queria que as pessoas me vissem como alguém que não tem mais vida, muito pelo contrário, eu queria mostrar que eu estava bem, porque eu acredito que todos que passam por essa doença querem mesmo é se sentir melhor. Isso é um ato de amor a essas pessoas. Quero agradecer todos que doaram e chamar novamente para a prevenção, façam seus exames”, disse a parlamentar.
O deputado Roberto Hashioka (União) motivou sua equipe e entregou mais de 350 kits. “Primeiro quero enaltecer os colaboradores do meu gabinete que sempre se mobilizam pelos gestos de solidariedade e que com esse estímulo possamos contribuir para a saúde e autoestima das mulheres, mas, principalmente, alertar pela prevenção. A gente sabe que a mulher nunca perde a beleza, sempre mantém a vaidade e temos a maior satisfação em ajudar, abençoando-as sempre”, destacou.
A presidência também se mobilizou para doar. A esposa do presidente Gerson Claro (PP), a advogada Katia Claro disse estar muito feliz com o resultado. “Conseguimos vários kits e a gente sabe a importância disso para as mulheres. Quando estamos com a autoestima elevada isso melhora tudo, principalmente em um momento difícil que você está passando que é um tratamento de câncer. Vamos somar as doações às outras entidades e com isso estamos contribuindo para que de alguma forma a gente consiga amenizar essa condição, que é temporária, que a gente quer, espera e luta para que todas consigam se curar”, considerou. “Uma campanha que a ALEMS abraçou a causa”, complementou o presidente Gerson.
Em nome da Rede de Negócios Árvore da Vida, Cláudia Costa agradeceu as doações entregues na manhã desta quarta-feira (30). “Eu costumo dizer que não é porque se tem um diagnóstico de câncer, que a mulher deixa de ser mulher. O câncer não escolhe classe social, profissão, raça e por isso a importância da prevenção, que é o começo. Essa campanha vai para além do resgate do bem estar, ela vem ao encontro do chamamento para que todas façam seus exames e mantenham a qualidade de vida. A família muitas vezes entende o câncer como o fim, mas a campanha faz exatamente essa comunicação que existe esperança sim através da prevenção e do tratamento”, pontuou.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no Brasil, quando são excluídos os casos de tumores de pele não melanoma. No Brasil, para cada ano do triênio 2023-2025, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama. A estimativa de risco é de 41,89 casos a cada 100 mil mulheres. Apenas cerca de 1% dos casos ocorre em homens. No Mato Grosso do Sul, o índice do Inca aponta 910 novos casos da doença por ano até 2025. Saiba sobre os sintomas e tratamentos na matéria especial abaixo e no vídeo da TV ALEMS.
Agência ALEMS