24.8 C
Campo Grande

Com recursos do FIC, história épica de pioneiro sul-mato-grossense é retratada em HQ

- Publicidade -

A história em quadrinhos ‘Garcia – Luta, Fé e Justiça’, obra autoral do quadrinista e artista visual Olimpio Leme, será lançada nesta quinta-feira (7), às 19h, com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio do FIC (Fundo de Investimentos Culturais).

O evento, que ocorrerá no Sindicato dos Bancários de Campo Grande, celebra a publicação que resgata a saga de Januário Garcia Leal, conhecido como Garcia Sete Orelhas, um pioneiro cuja história se mistura com as raízes do estado.

A inspiração para a HQ surgiu quando Olimpio ouviu a história de Garcia pela primeira vez aos oito anos, contada por seu pai. Fascinado pelo personagem, o artista mergulhou em cinco anos de pesquisa, revelando os detalhes da vida de um homem comum que, no século 19, embarca em uma busca de vingança pela morte cruel de seu irmão, guiado por um senso de honra e justiça.

“Essa história ficou marcada em mim desde a infância. É uma narrativa trágica e intensa que reflete os desafios e conflitos da época, especialmente na região que hoje é Mato Grosso do Sul”, compartilha o autor.

Com recursos do FIC, história épica de pioneiro sul-mato-grossense é retratada em HQ

Olimpio descobriu durante sua pesquisa que Garcia Sete Orelhas realmente existiu e que a saga de sua família teve grande impacto na formação da Região do Bolsão, trazendo um dos primeiros grupos de pioneiros ao que viria a ser Mato Grosso do Sul.

O autor explorou documentos e registros históricos para enriquecer a narrativa, inserindo elementos que abrangem os povos originários e quilombolas, buscando contextualizar o cenário histórico de forma mais completa.

“A complexidade dessa história remonta a 1800 e toca em questões sensíveis. A intenção não é glamourizar as ações de Garcia, mas compreender como esses eventos moldaram a nossa história e o que podemos aprender com eles”, frisa Olimpio.

Além de seu valor histórico, a obra é um projeto pessoal para Olimpio. Ele descobriu similaridades entre a saga dos Garcia e a trajetória de sua própria família, que também enfrentou conflitos de terra na região.

“Sou o quinto Olimpio Leme Cavalheiro e o primeiro foi assassinado por disputa de terras. Esse tipo de conflito é algo que marca muitas famílias no interior do Brasil e que foi fundamental na formação do Estado”, relata.

Ilustrada inteiramente pelo autor, a HQ traz uma estética old school, com desenhos feitos em nanquim em 136 pranchetas, refletindo o cuidado e dedicação do artista.

“Desenho desde criança, incentivado pelo meu pai, e sempre fui apaixonado por histórias em quadrinhos. Finalmente encontrei nessa história a inspiração para realizar esse sonho”, explica Olimpio, que também assina o roteiro da obra.

Para ele, a publicação de ‘Garcia – Luta, Fé e Justiça’ transcende o resgate histórico, incentivando uma reflexão sobre a sociedade atual e temas como desigualdade e injustiça.

“Nossa história foi construída em meio a conflitos, e acredito que reconhecer isso nos permite encontrar novas formas de construir um país mais justo e unido. Pode parecer utópico, mas tenho esperança de que a mudança está em nossa capacidade de respeito e união”, finaliza.

Serviço

Lançamento da HQ “Garcia – Luta, Fé e Justiça”, de Olimpio Leme
Data: quinta-feira, 7 de novembro de 2024
Horário: 19h
Local: Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região – R. Barão do Rio Branco, 2652 – Centro – Campo Grande (MS)
Entrada: gratuita

Lucas Castro, Comunicação Setesc
*com informações da assessoria de imprensa da Life Editora

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-