De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), adotar uma alimentação inadequada e não praticar atividades físicas regularmente representam riscos para a saúde da população. Atualmente, mesmo com a maior conscientização acerca da importância dos bons hábitos para a manutenção do bem-estar e da longevidade, muitos negligenciam os cuidados necessários.
A médica de família da Sami Saúde, Dra. Rafaella Reggiani, explica que a prevenção é o caminho mais fácil e eficaz. Isso porque não se deve esperar por sinais de problemas de saúde para aderir a uma rotina equilibrada. “É preciso entender que não é necessário fazer cortes bruscos na alimentação, mas é fundamental compreender que escolhas saudáveis podem prevenir problemas graves.”
“É o caso da diabetes, doenças cardiovasculares, AVC e até mesmo alguns tipos de câncer. Portanto, pequenas mudanças graduais podem trazer grandes benefícios ao longo do tempo. A prudência é a chave para um consumo consciente”, orienta a especialista.
Nesse sentido, a Atenção Primária à Saúde (APS) é fundamental para a redução e prevenção dos danos resultantes da má alimentação. “Com o acompanhamento contínuo e personalizado da APS, cada pessoa recebe orientações específicas para sua realidade, levando em consideração o histórico familiar e as condições de saúde individuais.
“O objetivo não é apenas tratar doenças, mas educar, prevenir e acompanhar de perto a saúde de cada um, incentivando mudanças sustentáveis e com mais qualidade de vida”, explica a profissional.
7 dicas para uma alimentação saudável
- Faça refeições mais completas no início do diaPriorize refeições mais ricas pela manhã e almoço, deixando opções mais leves para a noite.
- Estabeleça uma rotinaRealize refeições em horários regulares para evitar exageros alimentares ou longos períodos sem se alimentar.
- Aposte na variedade
Inclua diferentes tipos de alimentos no prato, como proteínas, carboidratos e vegetais, garantindo uma nutrição balanceada. - Desembale menos, descasque maisDê preferência para alimentos naturais, como frutas e legumes, em detrimento dos industrializados.
- Fuja das dietas da modaOpte por uma alimentação equilibrada e personalizada, em vez de seguir dietas restritivas e temporárias.
- Evite o excesso de açúcar e salModere o consumo de alimentos ricos em açúcar e sal, preferindo temperos naturais e adoçantes saudáveis.
- Hidrate-se bemBeba água regularmente para ajudar no bom funcionamento do organismo e na digestão dos alimentos, além de auxiliar no controle do apetite.
Fonte: Saúde em Dia