29.8 C
Campo Grande

Como acelerar o metabolismo? Confira dicas do especialista

- Publicidade -

O metabolismo é o conjunto de reações químicas que o corpo realiza para gerar energia. Ele determina o quanto de energia o corpo consome, influenciando diretamente na queima de calorias e no controle de peso. Por isso, quando o funcionamento do corpo é lento, há o acúmulo de calorias que se transformam em gordura. 

O que é a taxa metabólica?

A taxa metabólica é a quantidade de calorias que o corpo queima em repouso. Ela pode variar conforme alguns fatores. É o caso da idade, do sexo, da massa muscular e do nível de atividade física do indivíduo.

Segundo o nutrólogo, especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios  hormonais, do Instituto SoulMais, Dr. Neto Borghi, o metabolismo tende a desacelerar conforme o envelhecimento. Isso ocorre em decorrência da perda de massa muscular e de alterações hormonais, o que pode dificultar o controle de peso com o passar dos anos.

Nesse sentido, para aqueles que desejam acelerar o metabolismo, é fundamental atentar-se a algumas dicas. Confira as principais abaixo. 

  • Inclua exercícios de força para aumentar a massa muscular
  • Consuma proteínas adequadas para manutenção da musculatura
  • Hidrate-se bem, mantendo o aporte hídrico adequado 
  • Evite ficar períodos longos em jejum, realizando as refeições periodicamente

Alimentação e seu impacto no metabolismo

O especialista esclarece que alguns alimentos possuem propriedades termogênicas, estimulando o metabolismo e aumentando a queima de calorias. Assim, investir na ingestão de café, chá verde, canela, cacau, pimenta e gengibre, por exemplo, pode ser uma boa opção. 

Além disso, os hábitos cotidianos também influenciam na regulação metabólica. Dessa forma, estabelecer uma rotina equilibrada é fundamental para o funcionamento adequado do organismo. “Dormir bem, manter-se ativo ao longo do dia, evitar dietas muito restritivas e distribuir bem as refeições ao longo do dia podem contribuir para um metabolismo mais acelerado”, conclui o profissional. 

Fonte: Saúde em Dia

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-