A dieta low carb é um estilo alimentar que pressupõem reduzir o consumo de carboidratos, normalmente com baixo índice glicêmico. Além disso, é necessário aumentar a ingestão de proteínas e gorduras de boa qualidade. Dessa forma se evita os picos de glicose no sangue, auxiliando no emagrecimento.
Os alimentos desse plano alimentar auxiliam na estabilização dos níveis de insulina, prolongando a sensação de saciedade e reduzindo a fome. É uma boa estratégia para evitar exageros alimentares e colaborar para uma refeição equilibrada. Ademais, essas opções também se aliam à queima de gordura e podem melhorar a composição corporal.
O nutrólogo, especialista em emagrecimento, desempenho físico e distúrbios hormonais, do Instituto SoulMais, Dr. Neto Borghi, destaca os principais alimentos que se indicam para a dieta low carb. “Inclua ovos, carnes magras, peixes, oleaginosas, queijos, vegetais de folhas verdes e frutas com baixo teor de açúcar, como o morango e o abacate”. Uma dica valiosa é dar preferência para preparações que valorizem o sabor natural dos alimentos, utilizando temperos naturais e evitando molhos prontos.
Ainda que a dieta seja uma boa opção alimentar para muitas pessoas, é necessário consultar um profissional. Desse modo, é possível adequar um plano alimentar que leve em consideração os objetivos e condições particulares de cada paciente. Ainda é preciso ressaltar a importância de hábitos correlatos a alimentação saudável, como a hidratação adequada, a rotina de sono e prática regular de exercícios físicos.
Benefícios da alimentação
- Auxilia no controle da diabetes
- Favorece a perda de peso
- Melhora o funcionamento intestinal
- Combate a retenção de líquidos
- Controla a fome
- Diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue
Cardápio de dieta
- Café da manhã: omelete com queijo e espinafre.
- Almoço: peito de frango grelhado com salada de folhas verdes e azeite.
- Lanche: iogurte natural com amêndoas.
- Jantar: filé de peixe com couve refogada e brócolis cozido.
Fonte: Saúde em Dia