33.8 C
Campo Grande

Vereador eleito do PP diz que vai fiscalizar prefeita aliada e detona ideologia na política

- Publicidade -

Eleito vereador com 4.236 votos, o ex-secretário municipal da Juventude Maicon Nogueira (PP), em entrevista exclusiva concedida ao programa Bate-papo A Tribuna News, falou sobre sua trajetória política; a disputa pela presidência da Câmara de Campo Grande para a próxima legislatura, entre outros assuntos que aquecem os debates na política da Capital, e de âmbitos nacional e internacional.

O recém-eleito vereador defende um mandato focado em resultados práticos para a população, deixando de lado disputas ideológicas. Ele afirmou que o foco deve ser as necessidades da população e não embates políticos. “Ideologia você cuida na tua casa, com os teus filhos, com os teus amigos mais próximos. Você não é obrigado a frequentar ambientes que você não queira, você é livre para isso. Mas o político, ele é alguém que está num mandato para respeitar, inclusive o diferente”, declarou.

O convidado do programa criticou o extremismo e defendeu o diálogo e a construção de soluções conjuntas. Para ele, nenhum lado político é superior ao outro e, em alguns aspectos, ambos se complementam. “Um fala mais sobre o social, o outro fala mais sobre a parte econômica”, exemplificou, ressaltando, porém, que sem uma economia forte não há como investir no social, defendendo o fortalecimento da economia como base para o desenvolvimento.

Para Maicon Nogueira, discussões ideológicas impedem o avanço de soluções para problemas urgentes da cidade. A população, argumentou, anseia por melhorias concretas em áreas como asfalto, moradia, saneamento básico, educação e saúde. Ele se coloca à disposição para pautar projetos, independentemente de sua origem política, desde que tenham efetividade na vida das pessoas. “Não contem comigo pra briga. Contem comigo pra levar solução pra vida das pessoas”, disse ao endossar a ideia de uma Câmara livre de brigas ideológicas, buscando um ambiente mais produtivo e focado em resultados.

Função “maldita”

Durante a entrevista, Maicon Nogueira confirmou que seu nome tem sido cogitado para a função de líder da prefeita Adriana Lopes na Câmara Municipal de Campo Grande e se mostrou lisonjeado com a possibilidade.

Apesar de não ter conversado diretamente com a prefeita sobre o assunto, Maicon Nogueira revelou que já dialogou com os vereadores, que demonstraram apoio à sua indicação. Ele atribui o interesse à sua habilidade de diálogo, de entendimento e de busca por soluções, características que considera essenciais para um líder. Segundo ele, a proximidade e a relação de confiança com Adriane Lopes, construída durante anos de trabalho conjunto, são outros fatores que fortalecem sua candidatura.

O vereador eleito se diz preparado para assumir o desafio e rejeita a ideia de que a função de líder do prefeito seja “maldita”, como alguns a rotulam. “Eu acho que é uma função muito nobre e quero me preparar para estar lá”, afirmou. Confiante, ele destaca que não se deixa abalar pelo histórico de vereadores que ocuparam a liderança e não foram reeleitos. Acredita que seu trabalho falará por si e que uma possível reeleição será consequência de sua atuação. “Eu não tenho medo do desafio”, disse.

Disputa pela presidência

A corrida pela presidência da Câmara de Campo Grande para a próxima legislatura movimenta os bastidores do Legislativo. Maicon Nogueira ressalta que o PP esteve focado na reeleição da prefeita Adriane Lopes durante o segundo turno das eleições. Após o término das eleições, o partido começou a discutir a composição da chapa para a Mesa Diretora. De acordo com ele, a chapa formada por outros partidos não incluía nenhum membro do PP, o segundo maior partido da Casa. “Como que o segundo maior partido da casa fica fora da direção da casa?”, questiona.

Diante disso, o PP busca construir uma chapa plural, com a participação de vereadores de diferentes espectros políticos e com diferentes níveis de experiência. “Então nós estamos conversando com os vereadores que inicialmente se diziam apoiadores da primeira chapa, sobre a possibilidade de termos uma chapa plural”, explica.

A possibilidade de um presidente de outro partido aliado não está descartada, comentou o vereador eleito, no entanto, caso nenhum aliado reúna as condições necessárias, a presidência deverá ficar com um dos quatro vereadores do PP. Destes, três já demonstraram interesse e estão construindo apoio. “Aquele que construir o melhor apoio, a melhor chapa, aquele que trouxer mais pluralidade para essa chapa, certamente vai contar com o apoio dos demais vereadores do PP”, afirmou.

Fiscalização do Poder Executivo

Mesmo sendo do mesmo partido da prefeita Adriane Lopes, Maicon Nogueira reforçou seu compromisso com a fiscalização do Executivo Municipal.

Entre os principais compromissos feitos pela prefeita Adriane Lopes para o seu segundo mandato, incluem zerar a fila de espera por vagas em escolas, concluir obras paradas e melhorar a Saúde na cidade. Ela reconheceu publicamente os desafios na área da saúde, destacando a complexidade da gestão tripartite que envolve recursos federais, estaduais e municipais, expressando a crença na união de esforços para alcançar melhorias significativas para os campo-grandenses.

Maicon Nogueira destacou o realismo da prefeita ao reconhecer os problemas da cidade e a necessidade de avançar em diversas políticas públicas. Ele prometeu cobrar e colaborar com Adriane e seus secretários para que a execução dos projetos seja a mais próxima possível do ideal. “Quero cobrar dela, junto com ela e dos seus secretários, a execução perfeita do que está sendo dito. Se não for perfeito, que se chegue o mais próximo disso possível, com as ferramentas que ela tem em mãos”, comentou.

A fiscalização, conforme Maicon Nogueira, é fundamental para o bom funcionamento da administração pública, argumentando que é humanamente impossível para qualquer prefeito ter conhecimento de tudo o que acontece na cidade o tempo todo. “Em algum momento, ela [prefeita Adriane Lopes] precisa de alguém fiscalizando para saber se aquilo que deveria acontecer está acontecendo. E o vereador é essa figura”, argumentou.

Com relação à função de líder da prefeita no Legislativo Municipal, caso venha a exercê-la, Maicon Nogueira disse que não o impedirá de apontar eventuais erros e problemas na administração. “Eu ser líder não me tira o direito e o dever de apontar onde está errado”, declarou. Para ele, o vereador atua como representante da população junto ao Poder Executivo Municipal, com o objetivo de identificar e buscar soluções para as demandas da cidade. “O mais interessado que se tenha um bom fiscalizador é o próprio prefeito, no caso a prefeita”, concluiu.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-