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Empreenvededorismo e o ato de aprender a vender para empreender

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Você já ouviu falar da expressão ‘empreenvededorismo’? A combinação de empreendedorismo e vendas é essencial para que você entenda o processo a trilhar até o resultado. Olhando para empresários de grande sucesso e observando o caminho que trilharam, percebemos que as vendas são um pedaço fundamental do sucesso desses nomes que conseguem escalar seus negócios e alcançar um grande volume, seja de vendas, de unidades ou números. As vendas estão por trás deste alcance.

Os empreendedores que estão iniciando precisam saber que vender é uma habilidade a se desenvolver. Todos os dias, nós nos vendemos bastante e para quem está começando, vender ou pelo menos desenvolver habilidades de venda é fundamental. As vendas são indispensáveis, nem só pelas habilidades construídas, mas nas características adquiridas que serão importantes na jornada empreendedora de qualquer um.

Ao vender, o indivíduo está desenvolvendo algumas competências empreendedoras muito significativas. Todo o processo é cercado de muitos “não” e é preciso aprender a converter os ‘não’ em ‘sim’ e influenciar as pessoas, desenvolvendo, assim, resiliências em razão das negativas até alcançar o sucesso.

E para quem não se identifica com a função, trabalhar com vendas é uma gigantesca oportunidade. Aceitá-la, não importa se é para vender em uma barraca de feira, na loja do shopping ou o seu próprio produto, é uma oportunidade de se desenvolver e encarar deste jeito é o segredo para que você alcance competências que serão úteis durante toda a sua vida.

Quando me falam “Eduardo, quero começar a vender, quais livros você me indica?”, a primeira resposta é “Nenhum”. Não há maneira mais efetiva de aprendizado do que testar na prática. É claro que depois você vai buscar conhecimentos mais teóricos, pois o aprendizado é fundamental, mas tudo começa no ato de aprender fazendo.

Quando pensamos em alguém que está começando, que tem uma boa ideia e quer lançar no mercado, o melhor mecanismo para validar aquele produto ou serviço é a venda. ‘Minha avó faz um excelente bolo’. Ótimo, então produz uma quantidade deste bolo, monta uma barraquinha e vá vender. Depois, vemos se vendeu muito, se o produto tem potencial e se o mercado está pedindo por aquela solução.

Para testar, para validar esse ou aquele produto, antes de sair investindo em um ponto de venda, arriscando entrar em um contrato e gastando o dinheiro, o melhor começo é vende-lo e ouvir o cliente. No processo de validação vão ter feedbacks bons e ruins, mas é preciso ouvir e ajustar o produto e desenvolvê-lo para que atenda o público-alvo. A venda também é a validação antes de efetivamente entrar em uma jornada empreendedora.

Todos nós somos vendedores em algum grau. Claro, há pessoas que nascem com uma aptidão maior ou com características que as colocam com um potencial maior de ser um bom vendedor. Porém, para quem acha que não nasceu para isso, eu vejo uma grande oportunidade de sair da zona de conforto e experimentar. Eu confesso que não era um bom vendedor no meu início, nunca tinha vendido uma caneta e passei a vender projetos de R$ 30 mil. Então, tive que me desenvolver. E todos os meus erros e equívocos são os responsáveis por construir a habilidade que tenho hoje.

É preciso olhar o processo como um aprendiz e saber que trilhar aquele caminho é essencial para que você chegue aonde deseja.

Por Eduardo Santinoni é sócio fundador da Y Consultoria, especializada em crescimento de redes, formatação de franquias e implantação de OKR. 

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