31.8 C
Campo Grande

Manual orienta sobre produção de aves orgânica

- Publicidade -

No último domingo (28), foi celebrado o Dia do Avicultor, profissional dedicado à criação e produção de aves. E para celebrar essa data foi lançado o Manual de Avicultura Orgânica, material voltado às práticas de produção de alimentação mais saudável, desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto do Bem-Estar (IBEM) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

O material é destinado a quem quer começar a produzir aves em sistema orgânico e àqueles que querem iniciar neste ramo e, ainda, os que estão em fase de transição para este tipo de produção. O conteúdo do manual se dedica às informações sobre o que é proibido, obrigatório e recomendado na produção de aves orgânicas e espelha a estrutura da Portaria nº 52, que estabeleceu todas as normas de produção da parte animal. 

“Esse manual traz toda a parte de procedimentos prévios, documentação, estruturas necessárias, manejo, sanidade, nutrição. Acompanha exatamente a estrutura proposta pela portaria, mas reúne tudo de maneira mais detalhada”, explica a médica veterinária e diretora do IBEM, Angela Escosteguy.

A legislação brasileira estabelece parâmetros para todo o sistema de produção orgânica. Vai desde a documentação necessária pelos produtores, questão ambiental, manejo dos animais, manejo sanitário, estruturas, densidade (quantos animais devem ter dentro e fora dos abrigos), cuidados com ambiente e bem-estar animal, nutrição, cuidados da compostagem. 

O material é gratuito e está disponível em versão online no site do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A publicação faz parte de uma série sobre produção animal orgânica, sistema de produção que vem crescendo no Brasil e no mundo e é carente de informações técnicas específicas.

Para Escosteguy, os sistemas orgânicos têm importância crescente no mundo. “Esses sistemas atendem às três preocupações atuais da humanidade, que são a ambiental, ética de tratamento dos animais e a qualidade dos alimentos produzidos. Ainda, devido à pandemia da Covid-19, houve crescimento da procura pela população por alimentos orgânicos, justamente na busca por alimentos mais saudáveis”, conclui. 
 

Fonte: Brasil 61

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-