A presidente do Conselho Regional de Psicologia da 14ª Região, Marilene Kovalski, utilizou a Tribuna, na sessão desta terça-feira (13), para falar sobre os 60 anos de regulamentação da profissão no Brasil. Ela esteve na Câmara Municipal a convite do vereador Ronilço Guerreiro também por conta do Dia do Psicólogo, que é comemorado anualmente em 27 de agosto.
“Nestes 60 anos, muito se caminhou na solidez, expansão e reconhecimento da nossa profissão. Saímos de um lugar conservador, onde a Psicologia atuava a serviço de quem podia pagar. A partir da Constituição de 88, se voltou à ética, à democracia e aos direitos humanos”, apontou.
A Psicologia foi regulamentada como ciência e profissão no Brasil em 27 de agosto de 1962, e ao longo dessas seis décadas tem se fortalecido como espaço de atuação técnica, científica e política de promoção de cuidado à saúde e da dignidade humana.
“O psicólogo tem o dever de promover a saúde, a qualidade de vida das pessoas, eliminando qualquer forma de negligencia, exploração, violência, crueldade e opressão, além de atuar com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade política, econômica, social e cultural”, continuou.
Segundo a presidente do Conselho, um importante avanço para a categoria aconteceu em 2015, com a inclusão dos princípios fundamentais dos direitos humanos no código de ética dos profissionais.
“Os profissionais devem basear seu trabalho no respeito à liberdade, dignidade, igualdade e integridade do ser humano. Portanto, sem direitos humanos, não há possibilidade de saúde mental”, concluiu.
Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande