Durante a manhã da última segunda-feira, diversas contas foram afetadas, tiveram seus perfis bloqueados ou perderam muitos seguidores. O problema foi relatado em ao menos sete países: no Brasil, Itália, Turquia, Tailândia, França, Chile e Japão.
Segundo relatos, o Instagram afirma que as pessoas que perderam suas contas ou seguidores, “feriram as diretrizes da rede social” e por isso tiveram seus perfis desativados.
O Instagram se pronunciou sobre o ocorrido e pediu desculpas. Foi divulgado o seguinte conteúdo: “Estamos cientes de que alguns de vocês estão tendo problemas para acessar sua conta do Instagram. Estamos analisando e pedimos desculpas pelo transtorno”.
Entretanto, a mensagem que as pessoas estão verificando é “Sua conta foi desativada por violar nossos termos. Saiba como você pode restaurar sua conta”, e então direciona os usuários para uma aba de contestação.
Mas afinal, por que isso está acontecendo? Existem vários fatores por trás disto, mas os principais são problemas no servidor ou atualizações no App.
Mas até agora, antes do pronunciamento oficial do Instagram, temos algumas hipóteses. São elas: O Instagram está com um bug, problema, que está atrapalhando a vida de vários usuários ou ele simplesmente está fazendo uma limpa em contas inativas e bots.
Seja lá o que for, essa é a hora de colocar sua mente empreendedora para pensar fora da caixa. E provavelmente, isso irá melhorar na entrega e engajamento dos posts e conteúdo no Instagram.
Por Samuel Pereira – empresário, investidor e fundador da SDA Holding.