A região metropolitana de Campo Grande chegou, em maio, à marca de 15.995 contratações, segundo dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), contratando mais que o mês de abril, quando a região teve 14.548 contratações.
Os municípios de Campo Grande, Ribas do Rio Pardo e Sidrolândia continuaram como as que mais contrataram na região com 12.359, 1.708 e 538, respectivamente. Já no mês anterior, foram registradas 11.054, 1.719 e 528 admissões nas cidades citadas.
Segundo o estudo, 61,81% das pessoas possuíam o ensino médio completo e a faixa etária mais contratada foi entre 18 e 24 anos, representando 28,73% do número total. A porcentagem de homens contratados foi de 61,19% e a de mulheres 38,81%.
Os setores que mais contrataram no período foram: agronegócio, indústria e comércio.
A Região Metropolitana de Campo Grande conta com 13 municípios, são eles: Bandeirantes, Camapuã, Campo Grande, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rochedo, São Gabriel do oeste, Sidrolândia e Terenos.
Contratação de temporários
Ana Lia Coletto, gerente da Employer Recursos Humanos de Campo Grande, explica que a contratação de temporários no país vem se tornando recorrente no Agronegócio. “Devido ao suprimento nas demandas sazonais, o agro exige trabalhadores para as demandas que, aumentam consideravelmente ou ocorrem em épocas específicas do ano, como safrinha, período de estiagem e produção de alimentos, por exemplo”, diz.
A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (ASSERTTEM) estima que sejam criadas 530 mil vagas temporárias no segundo trimestre deste ano (abril, maio e junho).
Direitos do Trabalhador Temporário
Na modalidade temporária, o trabalhador tem anotação em carteira e os direitos assegurados pela legislação 6.019/1974. Dentre os direitos, estão inclusos pagamento de horas extras, descanso semanal remunerado, 13º salário e férias proporcionais ao período trabalhado. Ele recebe 8% dos seus proventos a título de FGTS e o período como temporário conta como contribuição para a aposentadoria.
Vale ressaltar que na legislação, o trabalhador temporário pode ser contratado por até 180 dias, com possibilidade de prorrogação por mais até 90 dias. A efetivação pode acontecer a qualquer momento desse período. Junto à Previdência, o trabalhador temporário também tem todos os direitos garantidos, desde que se respeite a carência mínima exigida para o pagamento dos benefícios.
Fonte: Comunicação Employer Recursos Humanos