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Saiba como se preparar para vender mais na Black Friday e no final de ano

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Este ano, a projeção de vendas para os meses de novembro e dezembro tem empolgado o comércio. Isso porque o consumidor está mais disposto a fazer compras nesse período. Um estudo da Neotrust, empresa de dados e inteligência para e-commerce, prevê um aumento de 12,6% nas vendas durante a Black Friday, na comparação com o ano passado.

Com a queda na taxa SELIC, a redução do desemprego e o aumento na renda média do brasileiro, as perspectivas para as compras de Natal também estão otimistas. Soma-se a esse cenário favorável a entrada do décimo terceiro salário. Ótimas notícias para quem é dono do próprio negócio. 

Mas, para pegar carona nessa onda de oportunidades e se destacar da concorrência, MEIs e empresas de pequeno porte precisam se preparar. Veja as dicas que preparamos para apoiar você no desafio de turbinar suas vendas neste final de ano.

1. Negocie com fornecedores

Quanto melhor for a condição da compra de suas matérias-primas ou produtos para revenda, mais seu negócio irá lucrar na venda. Por isso, é tão importante pesquisar o mercado para fazer boas negociações ao adquirir produtos e serviços de seus fornecedores. Invista tempo procurando empresas que ofereçam preços competitivos, garantia na entrega e prazos de pagamento mais longos. 

Se o seu negócio tiver um bom capital de giro, vale a pena pagar à vista para conseguir bons descontos pelos insumos. Toda economia feita com fornecedores será revertida em lucro para o caixa.

2. Amplie a área de vendas e ganhe rapidez nas entregas

Alguns negócios fazem vendas pelo Whatsapp e entregam apenas em suas comunidades mais próximas. Mas, que tal olhar para outros mercados e, quem sabe, dar um salto nas vendas? Uma maneira de encurtar o caminho é juntar-se a marketplaces conhecidos, como Mercado Livre, Magalu, Americanas, Amazon, Submarino e Shopee. 

Eles fornecem todo o suporte que você precisa para alcançar compradores em qualquer parte do país. Você pode usar a estrutura de marketing e a forte penetração dessas grandes empresas para divulgar seus produtos para milhões de pessoas, além de ter a possibilidade de utilizar o serviço de distribuição rastreada e a cobrança por cartões de crédito, débito e PIX que essas plataformas de e-commerce oferecem a seus parceiros.

Outro benefício de se cadastrar em marketplaces é que muitos fornecem informações importantes para a análise das vendas, como produtos mais pedidos, valor médio de pedidos, vendas por região, por rede social, entre outras. Além disso, é possível criar e aplicar cupons de desconto para seus clientes mais frequentes, ou em determinados períodos, criando campanhas promocionais para ampliar suas vendas.

O processo é muito simples: basta criar uma conta na plataforma de sua preferência, configurar o perfil da sua loja, adicionar seus produtos com fotos, descrições, preços e estoque, definir as configurações de envio, escolhendo opções de frete e embalagem, enviar seus pedidos e gerenciar sua loja, acompanhando as vendas, avaliações e mensagens dos clientes.

3. Use as redes sociais a seu favor

Uma das melhores estratégias para aumentar as vendas é permanecer na mente e na boca do consumidor. Por isso, invista em um planejamento de postagens que façam sentido para o seu negócio e conquiste seus clientes.

De acordo com o fotógrafo e professor de produção de conteúdo multiplataformas Mario Coelho, mais do que a foto perfeita do seu produto ou serviço, o importante é gerar conexão com seus clientes, por meio de uma estratégia efetiva de comunicação. 

Ele dá a dica: “em vez de fazer de sua rede social uma vitrine de seus produtos, procure criar conteúdo significativo e relevante para envolver ou engajar seu consumidor. Conte sua história como empreendedor, crie um personagem, apresente seu produto de maneiras criativas, como memes, clipes ou vídeos que mostrem os bastidores da produção, entre outras técnicas que promovam maior conexão e engajamento entre seu negócio e seus clientes. Com isso, suas postagens têm maior potencial de viralizar e multiplicar seu alcance”. 

Aproveite, também, para descobrir outras oportunidades para ganhar dinheiro com as redes sociais.

4. Organize o caixa

Separar as contas do negócio e da vida pessoal, entender quais são os custos diretos e indiretos do empreendimento, identificar qual é o custo de cada produto para definir uma boa precificação e formar uma reserva financeira para os imprevistos são algumas das medidas necessárias para garantir um fluxo de caixa saudável e preparado para períodos de aumento nas vendas.

Com o caixa organizado, você pode reinvestir os lucros do final do ano no crescimento do seu negócio, em vez de tapar buracos. Uma boa dica é baixar um aplicativo de gestão financeira empresarial, como o Conta Azul ou o Mobilis.

5. Garanta o estoque na medida certa

A quantidade de matérias-primas ou produtos estocados pode fazer toda a diferença no resultado financeiro do negócio. Muitas vezes, para garantir bons preços, o empreendedor compra volumes muito elevados de insumos e pode acabar com dinheiro parado na empresa ou produtos desatualizados. 

Em outras situações, por falta de capital de giro ou para não descapitalizar o negócio, deixa de abastecer adequadamente as prateleiras e perde a chance de concretizar mais vendas. Por isso, calcular a quantidade exata de estoque necessário para atender à demanda sem excessos é uma arte.

Procure entender os itens mais procurados pelo seu cliente, planeje bem sua capacidade produtiva para evitar compra excessiva de matéria-prima, especialmente quando há produtos perecíveis envolvidos.

Estabeleça um plano de promoções para escoar os produtos que porventura não forem vendidos, monte vitrines ou faça posts nas redes sociais com os itens mais numerosos no estoque, verifique a agilidade de seu fornecedor para repor itens vendidos rapidamente e estimule a compra antecipada de produtos de fim de ano para ter tempo hábil de adquirir mais itens a tempo de aproveitar a maior alta nas vendas.

6. Invista na equipe

Assim como a falta de estoque pode gerar perdas nas vendas, um atendimento deficiente ou despreparado pode ser desastroso para a imagem e os resultados de seu negócio. Essa é a hora de dimensionar a necessidade de pessoal para atender às vendas de final de ano.

Lembre-se de que não basta recrutar as pessoas certas, é preciso treiná-las e prepará-las para atender bem seus clientes. Outros negócios estarão realizando o mesmo movimento, o que pode gerar falta de capital humano no mercado. Por isso, não deixe essa tarefa para a última hora. 

Fonte: Febraban

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