Estão abertos dois editais do Sesi para selecionar interessados em participar do projeto PantaNOW. Esta é uma plataforma para investidores que desejam direcionar seus recursos para a conservação do Pantanal e o apoio a arte, cultura e projetos sociais inovadores em Mato Grosso do Sul.
O primeiro edital é voltado a credenciar artistas visuais com projetos nas modalidades mural ou módulos (arara, tucano, capivara, jacaré e onça), conforme especificações do regulamento. Podem se inscrever artistas a partir dos 18 anos de idade e residentes em Mato Grosso do Sul.
Interessados em participar devem realizar a inscrição individual no site do Programa PantaNOW (https://pantanow.fiems.com.br/artistas/), por meio de preenchimento de formulário e apresentação de documentos. As inscrições vão até o dia 23 de dezembro.
As etapas de seleção envolvem análise documental, curricular e de portfólios, além de análise dos projetos artísticos, nos critérios de: viabilidade técnica; qualidade artística e expressividade; e conexão com a temática do Programa PantaNOW.
Após a seleção e divulgação dos projetos artísticos homologados no site do Programa PantaNOW, o Sesi apresentará a oportunidade de apoio aos investidores sociais de Mato Grosso do Sul. Estes terão a opção de contribuir financeiramente com os artistas selecionados. O investidor social será responsável pela ajuda de custo de R$ 1.500,00 por módulo, destinada à realização da pintura do projeto artístico homologado.
O segundo edital direciona-se a organizações da sociedade civil, sem fins lucrativos com finalidade social e ambiental em Mato Grosso do Sul. As entidades homologadas poderão receber doações de empresas interessadas em fazer investimento social privado em contrapartida da mensuração dos indicadores de metas e resultados promovidos para o desenvolvimento sustentável no Estado.
As organizações interessadas em participar do edital deverão realizar a inscrição no site do Programa PantaNOW (https://pantanow.fiems.com.br/entidades-sociais/), preenchendo os formulários da inscrição e anexando documentos. O prazo vai até 30 de abril de 2024.
O edital visa habilitação para recebimento de recursos, porém, não garante que as organizações homologadas receberão recursos financeiros devido à liberalidade atribuída aos investidores sociais, empresas e indústrias regionais que aportarão os recursos e que escolherão as organizações homologadas pelo Sesi.
Fonte: Fiems