27.8 C
Campo Grande

Maio Laranja: livro infantil atua na prevenção da violência contra crianças

- Publicidade -

No Brasil, três crianças são vítimas de abuso sexual a cada hora. Somente em 2023, o Pequeno Príncipe, maior e mais completo hospital pediátrico do país, realizou 745 atendimentos por suspeita de abuso e maus-tratos. A violência sexual continua sendo predominante, representando 58% desses casos. A pouca idade das crianças atendidas na instituição também é alarmante, pois 70% delas estavam na primeira infância, ou seja, tinham até 6 anos.

Desde 2006, o Pequeno Príncipe promove a Campanha Pra Toda Vida – A Violência não Pode Marcar o Futuro das Crianças, para dar visibilidade às ações de combate à violência promovidas na instituição. Nessa trajetória, o Hospital entendeu que é necessário também empoderar as crianças e fortalecê-las para que possam reconhecer abusos, consigam pedir ajuda e possam dizer NÃO.

Nesse sentido, a campanha deste ano ganhou reforço por meio de um projeto viabilizado pela Lei Rouanet – Pronac 223456. A iniciativa traz ao Brasil, de forma gratuita, a tradução do livro alemão que traz duas histórias Nenhum Beijinho à Força e Nenhum Carinho à Força. Com muita sensibilidade e poesia, a escritora Marion Mebes e a ilustradora Lydia Sandrock falam sobre o quanto é gostoso receber um beijo e um carinho quando queremos. Mas reforçam: é você quem decide se quer ou não! É seu direito escolher e dizer NÃO!

A obra será lançada no próximo dia 30 de abril, a partir das 14h30, no Jardim dos Sonhos do Pequeno Príncipe, com a distribuição gratuita de exemplares. Além disso, o projeto vai realizar duas palestras, sobre direitos da infância e adolescência, para professores e educadores, e contações de histórias para pacientes do Hospital.

Maio Laranja

Os lançamentos das obras marcam o início do Maio Laranja – mês dedicado a ações de prevenção e combate à violência, ao abuso e à exploração sexual infantojuvenil – e também da Campanha Pra Toda Vida. E com o intuito de engajar o máximo de pessoas nessa causa, os livros também ganharam versões em animação, disponíveis no canal do Hospital Pequeno Príncipe no YouTube, por meio do Link. Assista aos vídeos ou leia os livros com uma criança, fique atento aos sinais e denuncie a suspeita de violência. Respeito sim. Violência não!

Sobre as obras:

Essa é a primeira tradução desses livros publicada em português. Mas é importante destacar que o trabalho das autoras vem sendo desenvolvido desde a década de 1980, principalmente na Alemanha, seu país de origem.

Fonte: Comunicação

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-