Ao participar do Painel “Mulheres na Política”, que fez parte da programação da segunda edição do Congresso dos Municípios de MS, a primeira-dama do Estado, Mônica Riedel, foi reconhecida pela diretora técnica do Sebrae-MS Sandra Amarilha com o título de “Embaixadora do Empreendedorismo feminino de MS”.
Ao conceder entrevista exclusiva ao Podcast da Mêtro Stúdios, a Primeira-dama considerou uma gentileza de Sandra Amarilha em reconhecer a sua disposição em apoiar o empreendedorismo feminino. “Ela me deu esse título porque realmente eu gosto de participar. Eu sempre estou presente em todas as áreas. Tudo tem uma transversalidade. Então, tem o empreendedorismo, a Saúde, Educação, Cultura, Esporte, habitação, infraestrutura. E muitas áreas conversam entre si”, comentou Mônica Riedel ao considerar importante dar visibilidade ao empreendedorismo feminino, por resultar na diminuição da violência, capacitação e autoestima da mulher. Segundo ela, é uma construção da figura feminina muito grande. “Eu sempre dou visibilidade e incentivo às ações do Sebrae-MS voltadas ao empreendedorismo feminino”.
Empoderamento feminino
Para Mônica Riedel, a posição de primeira-dama é um título e oportunidade para novos aprendizados. “Eu tenho certeza que as primeiras-damas, mesmo as que têm um trabalho que limita essa participação, elas acabam ajudando, passam a ter um olhar diferenciado, porque realmente não tem como não se envolver”, comentou.
O número de prefeitas subiu de cinco para 13 em Mato Grosso do Sul. Ao avaliar esse resultado, a Primeira-dama disse que é um avanço para comemorar. Conforme ela, “toda conquista, quando ela é consolidada, a gente tem que comemorar”, lembrando que ao olharmos para trás, as mulheres sequer podiam votar. Na opinião dela, as prefeitas eleitas vão inspirar outras mulheres.
Com relação às campanhas sociais como as de arrecadação de agasalhos e de brinquedos, Mônica manifestou contentamento em participar, pois está conseguindo potencializar as ações. Ao aumentar a visibilidade das campanhas, ela contribui para que mais pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade sejam atendidas. “É muito gratificante ver uma família, que não tem condições de comprar presentes para os seus filhos, receberem os brinquedos. Para as crianças, o brinquedo estimula a imaginação, a criatividade, por isso a campanha se chama ‘Caixa Encantada’”.
No caso da Corrida dos Poderes, Mônica afirmou que foi convidada para organizar o evento porque é uma atividade física que sempre fez. O objetivo inicial era tirar o servidor do sedentarismo, mas acabou se tornando uma ação solidária, pois reforçou a arrecadação de brinquedos para o Natal. Com uma adesão surpreendente, comemorou a Primeira-dama, o evento que está em sua segunda edição, é um sucesso e já faz parte do calendário do Estado.
Ao finalizar sua participação no Podcast da Mêtro Stúdios, a Primeira-dama mandou um recado às prefeitas eleitas sul-mato-grossenses: “desafios e problemas são inerentes à vida e à gestão, nem se fala. Mas, temos que ter foco no propósito e na fé. Vocês foram eleitas, tem um mandato. Aproveitem esse mandato para impactar na vida das pessoas. Busquem conhecimento, parcerias. O Governo do Estado apresentou todos os secretários [durante o Congresso dos Municípios), mostrando cada função que eles têm. Então, busquem, através deles, ampliar a atuação de vocês nos seus municípios. A gente acredita muito nos municípios, porque é lá que as pessoas vivem. Aproveitem esse período para impactar na vida das pessoas. É muito gratificante para quem recebe, mas para quem faz também é especial. Sucesso para todas nessa caminhada”.