28.8 C
Campo Grande

Tereza Cristina participa de encontro de prefeitos ligados ao agronegócio

- Publicidade -

07/10/2019 21h56

A participação dos secretários municipais e estaduais de Agricultura, além dos prefeitos e demais agentes públicos ligados ao agronegócio, no I Congresso Brasileiro de Gestores da Agropecuária será um divisor de águas na gestão do setor.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, participará do evento, entre os dias 5 e 7 de novembro, em Brasília, do qual a CNM (Confederação Nacional de Municípios) é uma das instituições organizadoras do evento.

Engenheira agrônoma, empresária e entusiasta do desenvolvimento rural e agrícola dos municípios brasileiros, Tereza Cristina acredita que o evento será um marco na história dos gestores de agropecuária do país.

Com a certeza dos resultados a serem promovidos pelo seminário, a ministra gravou um vídeo convidando os gestores municipais e estaduais para participarem do evento.

A ministra tem apresentado os produtos nacionais a diversos mercados mundiais, para melhorar e expandir a agropecuária.

Durante feira de alimentos e bebidas na Alemanha, ocorrida na primeira semana de outubro, o governo assinará convênio para destinar mais recursos aos agricultores familiares dos municípios brasileiros. O objetivo é inserir o pequeno produtor no sistema produtivo.

Recentemente, o governo lançou um plano para impulsionar o desenvolvimento econômico, social e sustentável do meio rural do Nordeste e parte de Minas Gerais. Voltado ao pequeno e ao médio produtor, o AgroNordeste abrange 230 Municípios.

O objetivo é aumentar a assistência técnica, ampliar o acesso e diversificar mercados, promover e fortalecer a organização dos produtores, garantir segurança hídrica e desenvolver produtos com qualidade e valor agregado.

Para esses e os outros municípios interessados em vencer os desafios e promover oportunidades à agricultura local, o Congresso da Agropecuária representa uma boa oportunidade.

A programação também apresentará caminhos para que a produção rural brasileira ganhe ainda mais importância na promoção da segurança alimentar global, tanto que uma das plenárias será sobre os Fundos Internacionais para desenvolvimento do setor.

Uma vez que a inscrição de representantes dos municípios filiados à CNM é gratuita, a participação dos municipalistas, principalmente daquelas com economia baseada na produção agrícola, é uma oportunidade única.

A entidade reforça que os participantes terão acesso a informações que poderão mudar a realidade da agropecuária municipal.

O presidente da entidade municipalistas alerta ainda para os benefícios de confirmar a presença com antecedência, como a possibilidade de planejar a presença em Brasília e de conseguir preços melhores para a estadia na capital federal.

O evento é uma parceria entre a CNM, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a CNA (Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária) e tem o apoio institucional do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Assomasul

Tereza Cristina com o presidente da Assomasul, Pedro Caravina. Reprodução Assomasul

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-