30.8 C
Campo Grande

Assembleia Legislativa intermediará negociações entre UEMS e Governo

- Publicidade -

04/10/2012 07h03

O debate reuniu professores, técnicos administrativos e acadêmicos que reivindicam a retomada da autonomia financeira da instituição.

A Assembleia Legislativa vai intermediar as negociações entre a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) e o Governo do Estado. A decisão foi tomada durante audiência pública na tarde desta quarta-feira (3/10) na Casa de Leis, proposta pelo deputado Pedro Kemp, líder do PT. O debate reuniu professores, técnicos administrativos e acadêmicos que reivindicam a retomada da autonomia financeira da instituição.

Na busca de alternativas para melhorias da UEMS, Pedro Kemp sugeriu a formação de uma comissão composta por representantes de cada segmento da universidade para um encontro com o governador André Puccinelli (PMDB). A reunião prevista para ocorrer na próxima semana será intermediada pelos parlamentares, que também farão parte da comissão.

O debate na Assembleia durou mais de quatro horas e também contou com a presença do presidente da Casa de Leis, deputado Jerson Domingos (PMDB), e do deputado Marcio Monteiro (PSDB).

Professores, técnicos e estudantes colocaram em pauta as principais dificuldades enfrentadas pela instituição. Entre elas, a Aduems (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) apontou a perda da autonomia financeira como maior obstáculo ao desenvolvimento da entidade.

“Sem autonomia, perdemos a capacidade de planejamento e gerência dos recursos. Hoje, o que recebemos é completamente insuficiente para custear a demanda da universidade. O que temos é uma precarização da infraestrutura, com falta de salas de aula, de laboratório de informática, de professores e nossa tecnologia está totalmente defasada”, ressaltou Daniel Abrão, coordenador do curso de Mestrado de Letras, em Campo Grande.

Acadêmicos reclamaram das condições precárias das salas de aula e da insuficiência dos recursos pedagógicos. Os estudantes lamentaram a falta de um espaço próprio para abrigar as salas de aula da unidade da UEMS na Capital que, atualmente, funcionam na Escola Estadual Hércules Maymone, na rua Ceará e na Escola Irmã Bartira, localizada à rua dos Dentistas, 500. “Nossa universidade passa por dificuldades, principalmente no que se refere à questão financeira. O que defendemos é a vinculação de 3% da receita orçamentária”, afirmou o reitor Fábio Edir dos Santos Costa.

Segundo Kemp, representantes da universidade ficarão responsáveis por elaborar um documento com as principais propostas elencadas durante a audiência. “Vamos lutar juntos por melhorias e abrir um canal de negociações entre universidade e Governo do Estado. Esse é o nosso papel. A universidade precisa crescer e se desenvolver para atuar bem no que ela se dispõe a fazer e para isso são necessários mais investimentos”, frisou o parlamentar.

Para o reitor da UEMS, a discussão na Assembleia foi “um momento histórico” que permitiu a participação de todos os envolvidos. “A Casa de Leis nos acolheu e agora o caminho foi aberto para a retomada do debate sobre a autonomia”, concluiu.

Assessoria de Imprensa/Portal ALMS

Assembleia Legislativa intermediará negociações entre UEMS e GovernoFoto: Wagner Guimarães/ALMS“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-