31.8 C
Campo Grande

Prefeito Olarte anuncia aquisição de mais viaturas para o SAMU

- Publicidade -

24/04/2014 13h17

Prefeito anuncia aquisição de mais viaturas durante comemoração do nono ano do SAMU

De acordo com o diretor do SAMU, em Campo Grande, Eduardo Cury, a presença do prefeito Gilmar Olarte ao evento foi muito importante.

O nono ano de aniversário festivo do Serviço de Atendimento Móvel à Urgência (SAMU), realizado na manhã desta quinta-feira (24) teve o anúncio do prefeito Gilmar Olarte (PP) da aquisição de mais cinco ambulâncias que serão adquiridas com recursos do governo federal. E assim, melhora a qualidade dos serviços de socorro à população. Ainda durante o evento funcionários foram premiados os funcionários pelos bons serviços prestados durante o ano de 2013. O evento foi animado pelo músico Carlos Colman.

Atualmente, frota é formada por oito viaturas de suporte básico, três viaturas de suporte avançado de vida em Campo Grande, uma unidade de suporte básico no Distrito de Anhandui, cinco unidades de suporte básico de vida atendendo os municípios de Camapuã, São Gabriel do Oeste, Ribas do Rio Pardo, Terenos e Sidrolândia.

De acordo com o diretor do SAMU, em Campo Grande, Eduardo Cury, a presença do prefeito Gilmar Olarte ao evento foi muito importante. “Este é um momento para o prefeito conhecer de perto as instalações e ouvir as nossas reivindicações. No último ano os investimentos ao SAMU estacionaram e provocaram grandes prejuízos ao atendimento de socorro. Vivemos uma nova etapa e já estamos trabalhando para recuperar este tempo perdido com novos investimentos e aquisição de novas ambulâncias que por sinal já está bem encaminhado pelo prefeito. Vamos superar as dificuldades e colocar de volta o SAMU no patamar de excelência”, concluiu.

O condutor socorrista do SAMU, Luiz Antonio Bispo trabalha há oito anos no setor e fez um breve relato de suas atividades e de seus colegas de trabalho. “Nossa escala de trabalho é de 24 horas por 72 horas. Depois de 12 horas de descanso fazemos plantões eventuais que é opcional. Ao assumir o plantão o condutor dos veículos faz uma vistoria completa. Esta é nossa forma segura de trabalhar. Somos escolhidos para o trabalho do SAMU e todos que trabalham aqui têm amor no que faz. Em nosso trabalho a cada dia vivemos uma situação diferente mas, mesmo assim é gratificante ser um socorrista de uma unidade do SAMU”.

O secretário adjunto da Sesau, Gilmar Trevisan disse que todos os funcionários da saúde têm um pouco de responsabilidade com o Samu. “Sabemos que o SAMU está no topo da responsabilidade do atendimento porque trabalham diretamente no socorro da população. Peço paciência aos funcionários e adianto que estamos trabalhando para melhorar as condições de trabalho. Queremos valorizar os funcionários do SAMU e todos os servidores da saúde”.

O prefeito Gilmar Olarte destacou que o trabalho do socorrista do SAMU é de fundamental importância para a população. “Quem trabalha neste setor da saúde é por vocação. Salvar vidas é com certeza uma missão difícil e que requer muita dedicação. Eu coloquei o Dr. Eduardo Cury de volta a este setor por considerar que ele é um grande conhecer desses serviços e que foi um dos mentores da criação do setor. Em nossa administração todos os cargos ocupados na maioria são de técnico e de especialista na área que trabalham. E, dessa forma vamos prestas um trabalho de excelência para nossa população. Não estou preocupado no que dizem. Nosso foco é o trabalho e nada nesta vida resiste ao trabalho.

Atribuições da equipe do SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel à Urgência-SAMU é diretamente subordinado à Coordenadoria de Urgência, e compete ao serviço realizar atendimento pré-hospitalar móvel; Planejar e executar ações que busquem a humanização do atendimento em urgência móvel; Fomentar, coordenar e executar projetos de atendimento as necessidades de saúde, de caráter urgente e transitório; Responsabilizar-se pelo transporte de pacientes acometidos por agravos de urgência; Coordenar, controlar e acompanhar, através da Central de Regulação de urgências; Estabelecer mecanismos de acesso ao público à Central de Regulação para receber pedidos de socorro e prestar, após avaliação, atendimento resolutivo aos pacientes acometidos por quadros que assim requeiram; Estabelecer mecanismos de parcerias com Conselhos Tutelares da Infância e da Adolescência e notificar suspeitas de violência e negligência.

O Diretor Técnico é o Dr. José Eduardo Cury e a Gerente Administrativa: Lucielma Rezende Arguelho.

Os funcionários do SAMU homenageados foram: o administrativo: José Carlos de Paula Macedo; Técnico de enfermagem: Aparecido Lima Rocha; Enfermeiro: Ariela Milani de Almeida; Médico: André Martins de Barros; Condutor: Luiz Antonio Bispo.

O prefeito Gilmar Olarte foi homenageado com um macacão do SAMU, o secretário de Governo e Relações Institucionais, Rodrigo Pimentel com uma camiseta e o secretário adjunto, Dr. Gilmar Trevisan também foi homenageado com uma camiseta.

Fonte/Autor: Assessoria de Imprensa

Prefeito Olarte anuncia aquisição de mais viaturas para o SAMU

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-