18.8 C
Campo Grande

Operação Ágata em quatro estados apreende 4 t de droga e faz 34 prisões

- Publicidade -

01/08/2015 13h21

MS, MT, PR e RO receberam operação de fiscalização durante mês de julho. Crimes na fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia foram alvo de operação.

Durante a Operação Ágata 9, realizada em quatro estados na fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia, 34 pessoas foram presas e 4 toneladas de maconha foram apreendidas, além de 1.260 m³ de madeira ilegal e 13 mil litros de combustível. O balanço da operação foi divulgado neste sábado (1º), pelo Comando Militar do Oeste (CMO), e corresponde aos resultados da operação em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rondônia.

De acordo com a instituição, o objetivo da operação, iniciada na manhã de 22 de julho de 2015 em toda extensão da fronteira oeste brasileira, foi combater crimes transfronteiriços, como narcotráfico, contrabando de armas, munições e veículos, descaminho e crimes ambientais.

Os estados alvos da operação compreendem a Área de Operações Oeste, e estão em cerca de 4,5 mil quilômetros de fronteira do Brasil com Paraguai e Bolívia.

Além das apreensões e prisões, também foram realiazadas 50.362 vistorias em veículos e embarcações e realizadas 9 interceptações de aeronaves suspeitas.

Ações Cívico-sociais (Aciso) também foram feitas e levaram 4.027 atendimentos médico e 2.675 odontológicos, além de serviço hospitalar a populações de localidades isoladas. As atividades de prevenção de saúde totalizaram 6.653 e 11.500 medicamentos foram distribuídos.

Efetivo

Foram usadas 340 viaturas, 76 embarcações e 26 aeronaves das Forças Armadas e a Operação foi coordenada pelo Ministério da Defesa, por meio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), com participação do Ministério da Justiça e do Ministério da Fazenda.

Cerca de 11 mil militares da Marinha, do Exército e da Força Aérea participaram da operação em integração com cerca de 600 agentes das Polícias Federal, Rodoviária Federal, Militar e Civil. Também participaram da ação agências governamentais, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Receita Federal, Defesa Civil-MS, Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Fundação Nacional do Índio (Funai), Departamento de Operações de Fronteira (Dof), Grupo Especial de Fronteira – MT (Gefron), Agencia Nacional da Aviação Civil (Anac) e Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: G1 MS

Operação Ágata em quatro estados apreende 4 t de droga e faz 34 prisõesFoto: Reprodução/ TV Morena“/>

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-