24.8 C
Campo Grande
sábado, 27 de novembro de 2021

Aquário transparente: obras avançam e 2 novas frentes de trabalho são concluídas

- Publicidade -

01/11/2021 10h14

Em cumprimento ao cronograma anunciado pelo Governo do Estado, as obras continuam a todo vapor no Aquário do Pantanal. Nesta quarta-feira (27), foram anunciadas as conclusões de mais duas frentes de serviço: a de impermeabilização e a de revestimento de alumínio composto (forro e monocapa).

Nesta segunda etapa do Aquário Transparente, as equipes de comunicação que se cadastraram no portal aquariotransparente.ms.gov.br realizaram o tour técnico pelo empreendimento, neste momento com a obra em andamento, para conhecimento do que já foi feito e de como está a atual situação.

Com essas novas entregas, das treze frentes, quatro foram concluídas, uma está em processo de finalização (passarelas) e as demais em execução. A previsão da entrega da obra é março de 2022.

Para o secretário de Infraestrutura, Eduardo Riedel, a iniciativa do Aquário Transparente é justamente apresentar à sociedade o andamento das obras. “Ao trazer a imprensa para o interior das estruturas, ainda no momento em que o trabalho é realizado, estamos prestando contas do que foi feito e do direcionamento dos recursos a toda população. Estamos dentro do cronograma e o trabalho é realizado de forma contínua, transparente e com responsabilidade”.

O secretário-adjunto da Seinfra, Pedro Caravina, recepcionou os jornalistas cadastrados e reafirmou o compromisso anunciado. “O Governo do Estado tem atuado com responsabilidade para antecipar este cronograma para março. Da primeira apresentação, no dia 28 de setembro, até esta atual foram mais duas frentes concluídas, totalizando quatro”.

Em visita técnica, o consultor responsável pelo Sistema de Suporte de Vida, o professor e pesquisador na área de Aquários, Jules Soto, compartilhou que a iniciativa representa um marco nacional. “O Aquário do Pantanal é um presente para o Mundo, é um aquário diferenciado, ele tem sua identidade, vem para encher um nicho que até o momento não tinha sido explorado, não tinha sido utilizado, que são os grandes aquários de água doce”.

Soto ressaltou a relevância do empreendimento: “Não é só um aquário é um monumento para a cidade”, comparando, por exemplo, ao teatro de Sidney uma potência turística mundial.

Participaram do encontro a gestora da retomada das obras do Aquário do Pantanal: o cenógrafo e artista plástico responsável por toda cenografia dos tanques, Roberto Gallo; a assessora da Seinfra/Agesul e incumbida da gestão da retomada das obras, Maria Fernanda Balestieri; o coordenador técnico, Domingos Mariuba; e o engenheiro mecânico e integrante da equipe técnica, Saulo Siqueira.

A imprensa que quiser se cadastrar para realizar o tour técnico no Aquário do Pantanal pode acesse aquariotransparente.ms.gov.br e um agendamento para as próximas visitas será realizado.

Confira a explicação do professor e pesquisador, Jules Soto, sobre o Sistema de Suporte à Vida:

Com aproximadamente 19 mil m² de área construída, o Aquário contará com 33 tanques, sendo 23 internos e 8 externos, além de 1 tanque de abastecimento e 1 tanque de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água.

Ana Brito / Seinfra

Foto destaque: Edemir Rodrigues


Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-