23.8 C
Campo Grande

Médico alerta para importância da prevenção do câncer de próstata

- Publicidade -

A discussão acontece no contexto do Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata. Responsável por conduzir a live da Comissão de Saúde desta quarta-feira (10), o vereador Dr. Jamal reforçou a importância de os homens, principalmente a partir dos 40 anos, se consultarem com um urologista com frequência.

“Todo homem, a partir dos 40 anos, deve procurar um urologista para fazer avaliação. Ver se não tem alguma doença, ou disfunção erétil. É muito importante o paciente falar a verdade ao procurar um médico, não ter vergonha disso. A próstata mexe com a sexualidade e o psicológico do homem”, disse.

A campanha Novembro Azul surgiu em 2011 para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Quando identificado em fase inicial, o câncer de próstata tem grandes chances de cura. Mas, muitos homens são diagnosticados quando a doença já está em um estágio mais avançado.

O INCA (Instituto Nacional do Câncer) estima quase 70 mil novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes por ano em decorrência da doença no Brasil. São 42 homens morrendo por dia, e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela. Segundo Jamal, muitos homens ainda têm preconceito com o exame de toque. 

“Existem muitas brincadeiras, mas, o importante é fazer o exame de maneira correta. Deixem a vergonha e o preconceito de lado. Se precisar do toque, aceite numa boa. O homem resiste, mas é um exame muito importante para saber como está a próstata. O tratamento depende do diagnóstico, então, com um bom exame, você chega a um bom diagnóstico e, consequentemente, a um bom tratamento”, completou.

Jeozadaque Garcia
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-