23.8 C
Campo Grande

Ainda que sem cura, é possível ter qualidade de vida com o bruxismo

- Publicidade -

*Paulo Zahr

O hábito parafuncional de apertar, morder com força ou ranger os dentes, tanto durante a noite quanto de dia, é conhecido por bruxismo, uma doença sem cura. Embora o prognóstico não soe positivo, conviver com a doença é simples desde que o tratamento seja realizado por um bom profissional e seguido à risca. A prática de  movimentos involuntários e inconscientes, como o que acontece, acomete adultos e crianças e pode estar ligado ao estresse e à ansiedade, atingindo aproximadamente 30% da população mundial, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), e chegando a 40% no Brasil. 

Ainda que sem cura, é possível ter qualidade de vida com o bruxismo

Com incidência maior em mulheres, devido ao ápice hormonal, esta condição de ranger os dentes tem causas específicas desconhecidas e, além da associação com o stress, pode ter ligação com condições neurológicas, efeitos secundários de alguns medicamentos ou distúrbios na respiração como a apneia do sono. Entre os fatores predisponentes ao bruxismo estão: histórico familiar, personalidade, cefaleia, disfunção na ATM (uma articulação temporomandibular, que liga o osso do maxilar ao do crânio e que permite a mastigação), além da depressão e ansiedade. Há também fatores que podem potencializar, como o uso de alguns fármacos, cafeína, tabagismo e o roer as unhas. 

O bruxismo é consequência de algo que não está funcionando bem e os principais sintomas são: desgaste excessivo dos dentes, fratura dental, mobilidade dental, dores na ATM, pescoço, músculos da face e dores de cabeça. Para efetuar o tratamento, é primordial diagnosticar quais os fatores responsáveis por essa condição e, para isso, alguns procedimentos são necessários, como avaliação clínica detalhada com um odontólogo que fará uma entrevista, levando em conta o histórico do paciente, relato de terceiros sobre barulhos característicos durante o sono, mais o  auxílio de exames complementares. 

O tratamento, a partir do diagnóstico principalmente do noturno, envolve o uso de placas miorrelaxantes, que é um dispositivo interoclusal feito de acrílico e instalado entre os arcos dentais, tendo por objetivo bloquear o contato entre os dentes e, assim, promover uma desprogramação do reflexo neuro muscular que dá origem aos impulsos nervosos, consequentemente amenizando o apertamento e ranger dos dentes. Soma-se ainda o uso de fármacos, analgésicos e relaxantes musculares, bem como a toxina botulínica – um botox aplicado nos músculos mandibulares que participam do apertamento-, acupuntura e fisioterapia. 

*Formado em Odontologia pela Unoeste, Dr. Paulo Zahr é cirurgião dentista, fundador e atual CEO da OdontoCompany, negócio iniciado em 1990, em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e associado à SMZTO Holding de Franquias. Em 2020, a rede de clínicas se tornou a maior do mundo, com mais de 1000 unidades e figura atualmente entre as 50 maiores redes de franquias do Brasil. Há 30 anos no mercado e 10 no franchising, é reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-