Início Notícias Variedades Dicas sobre gestão de pessoas para as empresas

Dicas sobre gestão de pessoas para as empresas

0
Business leaders with employees group showing thumbs up looking at camera, happy professional multicultural office team people recommend best corporate service, proud or good career, human resource

Quando se é empresário, a falta de uma boa gestão de pessoas pode refletir em problemas, como falhas na comunicação de equipe, do produto, dos serviços e na imagem da empresa, além de outros conflitos internos. Para auxiliar os empresários a gerirem melhor o seu negócio, o Sebrae listou cinco situações que devem ser evitadas pelos empreendedores.

De acordo com a consultora do Sebrae/MS, Maura Gabinio, é importante que o empresário valorize o seu principal ativo: as pessoas. Ainda segundo ela, no momento de seleção de funcionários, o empreendedor deve ter clareza das prioridades e valores que pretender transmitir com o negócio.

“É essencial que o empreendedor reserve um tempo para si e elabore um perfil do que ele espera de um colaborador, que tipo de conhecimentos essa pessoa precisa ter, suas atitudes e habilidades. Fazer uma entrevista e situar o trabalhador sobre profissionalismo, seus interesses e sonhos para a empresa. Essa forma de seleção de pessoas é crucial para trazer à empresa pessoas que gerem confiança e que agreguem valores”, destacou a consultora.

Gestão de Pessoas

Para Maura Gabinio, ter a habilidade de liderança é fundamental para o gerenciamento da empresa. “O líder é aquele que possui uma visão ampliada da situação e consegue enxergar além do que é visível. É quem informa as direções a serem seguidas, incentiva a equipe, traz orientações de acordo com os resultados e tem o papel de reforçar as condutas da empresa. Um líder deve estar sempre atento e captar o melhor daqueles que fazem da sua equipe”.

Confira as dicas:

1 – “O olho do dono é que engorda o gado” – Delegar funções e confiar em profissionais especializados é essencial para o desenvolvimento de seu negócio. Por isso, dividir responsabilidades é fundamental para que a empresa tenha condições de crescer.  Centralizar demasiadamente as decisões e se ocupar de tarefas muito operacionais é prejudicial a longo prazo por falta de tempo dedicado a pensar em estratégias. Assim, é importante reservar um tempo a gestão do negócio e criar um time elementar a quem delegar decisões e tarefas.

2 – “Anunciar uma vaga? Não precisa, vou contratar meu primo. Ele é de confiança.” – Sempre que possível, crie um processo seletivo antes de uma contratação. Confiar naquele que será contratado é importante, é preciso que essa pessoa atenda às necessidades exigidas pela vaga. Contratações sem critério podem gerar prejuízo no caixa e insegurança no ambiente de trabalho. Assim, seguir um processo seletivo que procura colaboradores com determinadas responsabilidades e competências necessárias para cumprir as tarefas de funções determinadas, pode gerar maior credibilidade para a empresa.

3 – “Faça o que eu falo. Não faça o que eu faço.” – O líder de uma empresa deve ser exemplo daquilo que vê e não apenas mandar, suas atitudes refletem diretamente na cultura na empresa e deve ser exemplo daquilo que acredita. Um bom líder consegue construir uma cultura sólida com tempo e comprometimento e fazer a equipe acreditar nas causas e objetivos da empresa. Motivar a equipe faz parte do crescimento do negócio.

4 – “A meta deste mês é vender 60% a mais que o mês passado. Se batermos, vou fazer um churrasco pra vocês.” – Antes de definir metas, conheça o perfil da empresa e da equipe. Prêmios irrelevantes não motivam ninguém. Metas são essenciais, mas se não forem usadas corretamente podem acabar com os planos do negócio. Entenda melhor a empresa e a equipe, a partir de então, trace metas que sejam possíveis. É preciso tempo e paciência para analisar a melhor forma de alcançar esses objetivos.

5 – “Treinamento? Depois vão embora e usam o que aprenderam em outra empresa.” – Treinar a equipe pode melhorar o nível de entrega e garantir que os valores e processos criados pela empresa sejam respeitados. Ter um bom processo é importante e é essencial investir em melhorias e aprendizados para o time. Para qualificar a equipe, crie um espaço para aprendizado constante. Dê oportunidades para que os colaboradores aprendam sobre a empresa, mesmo que sejam de outras áreas. Motive a equipe para transformar a troca de experiências em ações.

Com informações da Assessoria de Imprensa

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile