27.8 C
Campo Grande

Confira dicas sobre planejamento para empreendedores

- Publicidade -

Quando se tem uma ideia empreendedora, o primeiro passo é analisar se ela vale como um modelo de negócio, oferecendo uma solução para o problema de clientes. Por isso, planejamento é uma etapa importante para o sucesso de qualquer empreendimento. Para auxiliar os potenciais empresários, o Sebrae/MS listou cinco situações que devem ser evitadas nesta área.

De acordo a analista-técnica do Sebrae/MS, Lucielle Lima, além da atenção ao planejamento, o empresário deve analisar se a ideia possui mercado antes de executá-la. “Depois que o empreendedor tem a ideia daquilo que ele quer oferecer, é muito importante entender se aquilo que ele está imaginando pode ser considerado como um Modelo de Negócio e se o público vai aderir à ideia, ou seja, se ela possui possíveis clientes que irão agregar valor nos produtos ou serviço que a empresa vai oferecer”, destacou.

Ainda segundo Lucielle Lima, modelo de negócio é o momento em que o empresário descreve toda a estrutura da ideia, partindo da criação à entrega, até o momento em que irá fazer com que o cliente perceba o valor daquilo que está sendo ofertado, ou seja, do produto ou serviço.

Para isso, existem algumas ferramentas que auxiliam na formatação do modelo de negócio e que podem ajudar o potencial empresário a pensar melhor sobre a ideia, como, por exemplo, o Plano de Negócio, Canvas e o Lean Canvas. Essas ferramentas apoiam o empreendedor a enxergar, por exemplo, se o modelo de negócio atende às necessidades do público.

Confira 5 erros que devem ser evitados quando o assunto é planejamento:

1 – “Tive uma ideia de negócio! Vou ficar rico, com certeza…” – É preciso refletir objetivamente sobre a ideia para tirar o negócio do papel. Há uma diferença entre ideia e oportunidade de negócio, a ideia precisa ser validada antes de se tornar um negócio, para isso é preciso seguir algumas etapas como: Identificar a oportunidade; Pensar sobre as necessidades do mercado; Pensar sobre suas próprias necessidades e expectativas; Analisar os recursos disponíveis.

2 – “Plano de Negócios dá muito trabalho e é só formalidade” – O Plano de Negócios é o ponto de partida para qualquer empresa. Muitos empreendedores passam por diversas dificuldades nos meses iniciais de seu negócio por falta de planejamento. A elaboração de um plano de negócios é essencial para conhecer os clientes, a concorrência, fornecedores, detalhar produtos e custos envolvidos. 

3 – “Sempre fiz assim. Não vou me adaptar…” – Um bom planejamento também envolve preparação para as mudanças do mercado e dos hábitos de consumo. Quando a empresa não acompanha as mudanças, ela abre espaço para os concorrentes que estão mais antenados com as novas demandas dos consumidores. Faz parte do planejamento sempre repensar o produto, a estratégia e a forma de se relacionar com os clientes.

4 – “Processos? Mas tá tudo aqui na minha cabeça, ó!” – Escrever os processos relacionados a vendas, atendimento e finanças melhora a qualidade da gestão e é um diferencial para o negócio. Mesmo que a empresa seja pequena, a sistematização de processos permite melhorias significativas como: Otimização dos resultados; Melhoria dos fluxos internos da empresa; Maior envolvimento dos colaboradores; Mais qualidade dos produtos e serviços; Maior agilidade no processo decisório; Melhor aproveitamento do tempo.

5 – “Metas para a empresa? Não tenho…Ganhando dinheiro já tá bom.” – As metas fazem parte da rotina de empresas comprometidas com o sucesso e o crescimento sustentável. Se souber onde a empresa está e onde deseja chegar, partir para a ação é fundamental. É importante definir metas envolvendo todos da empresa e quais dados serão usados para medir o sucesso da jornada.  Defina uma meta geral e depois uma para cada departamento como vendas e marketing sempre estipulando números possíveis de serem alcançados. Defina alguns indicadores que permitam acompanhar o desempenho de suas metas.

Com informações da Assessoria de Imprensa

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-