30.8 C
Campo Grande

Saúde recebe novo equipamento e amplia exames de ultrassonografia na Capital

- Publicidade -

A oferta de exames  de ultrassonografia em Ginecologia e Obstetrícia e Doppler Obstétrico está sendo ampliada em Campo Grande com a entrega de um equipamento novo e mais moderno ao Centro de Atendimento à Saúde da Mulher (CEAM).

Saúde recebe novo equipamento e amplia exames de ultrassonografia na Capital
Equipamento amplia oferta de exames na Rede Pública. (Foto: Michel Faustino)

A gerente administrativa do CEAM, Maria Cecilia de Sousa,  explica que com equipamento é possível realizar diferentes tipos de exames, como o ultrassom transnucal, morfológico com Dooper, obstétrico simples, transvaginal e o de mamas, que não era realizado na unidade há quase cinco anos.

Conforme a gerente, a unidade passou a realizar 52 exames por semana e a expectativa é dobrar a capacidade com a lotação de um novo profissional.

“Com isso nós iremos passar a atender diariamente, ao invés de somente duas vezes por semana, podendo atender mais de 100 pacientes com direntes necessidades”, complementa. Os atendimentos são feitos somente mediante encaminhamento do Sistema de Regulação (Sisreg).

O secretário municipal de Saúde José Mauro Filho destaca a importância da ampliação do serviço para assegurar o acesso destas pacientes ao diagnóstico e acompanhamento mais eficiente e seguro.

“Esses exames são fundamentais para que o médico tenha acesso a informações importantes sobre a gravidez e sobre o desenvolvimento do do feto. Caso algum problema seja detectado, é possível direcionar a mãe para acompanhamentos específicos e preparar a equipe pediátrica para melhor receber o bebê”, diz.

O ultrassom obstétrico é capaz de fornecer informações importantes como idade gestacional, análise morfológica (para verificar as estruturas e órgãos do feto), sexo, batimento cardíaco, se trata-se de uma gravidez fora do útero (ectópica), se há deslocamento da placenta, alterações cardíacas, além de ser capaz de detectar problemas cromossômicos como síndrome de Down e lábio leparino.

Fonte: Prefeitura Municipal de Campo Grande

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-