29.8 C
Campo Grande

Comunidade libanesa é homenageada com Medalha Legislativa ‘Ueze Zahran’

- Publicidade -

A Câmara Municipal de Campo Grande promoveu, nesta segunda-feira (13), sessão solene em comemoração ao Dia da Comunidade Libanesa. Na ocasião, foi outorgada a Medalha Legislativa “Ueze Zahran”, destinada aos integrantes da comunidade que tenham se destacado e contribuído de maneira significativa para o desenvolvimento de Campo Grande.

Falando em nome dos homenageados, Jamil Naglis Neto lembrou que a comunidade libanesa está em todos os segmentos da sociedade. “Obrigado à Câmara de Campo Grande pela homenagem à nossa comunidade libanesa. Os que vieram, ou nós, que somos descendentes, temos uma honra muito grande de ter o sangue libanês na veia, e agradecemos a Campo Grande por nos receber tão bem. Hoje, a comunidade libanesa está em todos segmentos e faz parte da cultura de Campo Grande”, disse.

O presidente da Federação Nacional das Entidades Líbano-Brasileira em Mato Grosso do Sul, Munir Sayegh, agradeceu à Casa pelo reconhecimento e falou das relações entre Brasil e Líbano. “Estamos muito emocionados, pois esse momento mantém vivo o libanismo e fortalece os laços de amizade entre Brasil e Líbano. Foi em nosso país que tantas famílias libanesas encontraram a perspectiva de um futuro. Foram acolhidos de braços abertos, criaram raízes e assimilaram o modo brasileiro de viver”, lembrou.

O secretário de Estado de Educação, Hélio Queiroz Daher, lembrou que a sociedade campo-grandense deve muito à comunidade libanesa. “Tenho orgulho de ser descendente de libanês. O que seria de Campo Grande sem a culinária libanesa? Sem os médicos que estão por aqui? Não podemos esquecer, jamais, da importância da nossa comunidade para o Brasil. Nesse mundo dividido, é fácil apontar dedo. Agradeço pela homenagem e reforço o orgulho de ser libanês”, finalizou.

Homenagem – A solenidade foi proposta pelos vereadores Claudinho Serra e William Maksoud, e homenageou um dos maiores empresários do país. Filho de imigrantes libaneses, Ueze Zahran, fundador do Grupo Zahran, nasceu em Bela Vista, em 1924, e deixou um legado de empreendedorismo aliado à responsabilidade social e ambiental.

Foi presidente da Rede Matogrossense de Comunicação (RMC), afiliada da TV Globo, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e também da Copagaz. Faleceu em 27 de dezembro de 2018.

“É o reconhecimento dessa comunidade que tanto contribuiu com nossa sociedade, no comércio, na indústria, na agropecuária. Essas pessoas contribuíram muito com nossa cidade, com nosso desenvolvimento”, disse Serra. “E o maior exemplo é o nome da nossa medalha, o Dr. Ueze Zahran, um grande empresário. Hoje, sua família toca os negócios de maneira próspera gerando emprego e renda para nossa população”, completou.

“É uma ação positiva do nosso presidente Carlão, de homenagear a comunidade libanesa. É uma homenagem mais do que merecida. É uma honra, como parlamentar, homenagear descendentes dessa comunidade hoje”, disse Maksoud.

Confira os homenageados

Ademir Santana – Jamil Felix Naglis Neto e Carmo Name Junior
Ayrton Araújo – Linda Kalach e Marília Maksoud Gonçalves
Betinho – Renê Sayegh e Rita de Cassia Budib Lourenço
Beto Avelar – Ariene Nazareth Murad de Souza e Devair Aparecido Francisco
Carlos Augusto Borges – Rosely Ghassan Ibrahim Rosa e José Thomas Filho
Clodoilson Pires – Mahmod Ahmad Issa e Salim Cheade
Coronel Villasanti – Rhiad Abdulahad
Dr. Jamal – Eid Toufic Anbar e Carlos Augusto Melke
Dr. Loester – Jorge Samir Nammoura e Marcio Victor Moukacher
Dr. Victor Rocha – José Marcos Maksoud e Mariana Barbosa Georges
Edu Miranda – João Tomas Neto e Eliane Afif Elossais Medina
Gilmar da Cruz – Paulo Augusto Rezek e Zacarias Moyses Bacha
Junior Coringa – Mário Name e Georges Elias Ayache
Luiza Ribeiro – Atheba Mohamud Roa e Aida Dahrouge Khodr
Otávio Trad – Claude Mouniergi Chamoun e Nadia Tannous
Papy – Khalil Ibrahim Zaher e Eduardo Youssef Ibraim
Paulo Lands – Larissa Bastos Sleiman e Jesus de Oliveira Sobrinho
Prof. André Luis – Marie Rose Jabbour Sleiman e Munir Saad Junior
Professor Juari – Ayrton Daher e Samira Anbar
Professor Riverton – Ana Karla Peluffo Zahran
Ronilço Guerreiro- Danilson Ribeiro e Karlen Karim Obeid
Silvio Pitu – Patricia Elias Cozzolino de Oliveira e Zana Gregorio Zaidan Ramos
Tabosa – Edson Carlos Contar e Gabriel Gandi Zahran Georges
Tiago Vargas – Marie Haddad e Munir Sayegh
Valdir Gomes – Renato Hallal Dahdah e Marcos Henrique Derzi Wasileswki
William Maksoud – Linda Gebran Ayach, Nawal Ferzelli Georges e Assaf Trad Neto
Zé da Farmácia – Alex Augusto Derzi Resende e Alfredo Zamlutti Neto
Claudinho Serra – Hélio Peluffo Filho, Daniel Castro Gomes da Costa, Fátima Barbosa Curi da Costa e Marcelo Câmara Rasslan

Fonte: Câmara Municipal de Campo Grande

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-