22.8 C
Campo Grande

Vejas as causas da afta na boca e como tratar

- Publicidade -

A afta é uma pequena úlcera não muito profunda que pode surgir em diversos pontos da boca. Elas podem surgir na língua, nas bochechas ou até mesmo nas margens dos lábios.

Além de incomodar, elas podem ser causadas por pequenos machucados, sistema imunológico debilitado, carência de vitamina B12, reações alérgicas às bactérias bucais, doenças inflamatórias do sistema digestivo e até mesmo estresse emocional.

Cirurgião dentista e professor do curso de Odontologia da Unic Beira Rio, Evaristo Volpato destaca que aftas podem gerar desconforto por diversas razões. “As aftas provocam irritação devido à fricção com os dentes, língua ou alimento, podem dificultar a ingestão de alimentos e bebidas, principalmente se tratando de comidas mais ácidas ou picantes que tornam o período de cicatrização mais longo. É comum notar que a fala também é afetada quando há presença de aftas, já que com o movimento da boca, a língua pode entrar em atrito e provocar ainda mais dor na área sensível”, menciona o especialista.

Durante a recuperação, que pode ser bem dolorosa, algumas medidas simples podem ajudar, tais como evitar alimentos ácidos ou muito condimentados (eles são irritantes), escovar os dentes suavemente, além de utilizar pedaços de gelo no local, como forma de aliviar a irritação.

Volpato destaca que as aftas geralmente desaparecem por conta própria em uma ou duas semanas, e alerta que em alguns casos é preciso análise profissional para descartar possíveis lesões mais graves que podem ser confundidas com aftas pelos pacientes.

Quando procurar orientação do cirurgião-dentista?

-Se as aftas não cicatrizarem após duas semanas;

-Se você tiver aftas frequentes ou graves;

-Se as aftas tiverem acompanhadas de febre ou outros sintomas incomuns;

-Se as aftas estiverem interferindo na sua capacidade de comer ou beber.

O professor salienta que é preciso cautela na adoção de métodos caseiros para a cicatrização de feridas na boca. “Os famosos bochechos com sal, aplicação de bicarbonato, própolis, gargarejo com água morna, podem amenizar os sintomas oferecendo um alívio momentâneo, mas podem mascarar as causas e diagnóstico real do surgimento recorrente de aftas”, finaliza.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-