27.8 C
Campo Grande

Dia dos Namorados deve superar a marca dos R$ 7 bilhões em faturamento neste ano

- Publicidade -

Após o forte movimento do Dia das Mães no e-commerce, o 12 de junho chega para fechar o final do primeiro semestre com boas perspectivas para o varejo brasileiro. O Dia dos Namorados apresenta crescimento constante em seu faturamento desde 2018, conforme dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Nesse período, o setor cresceu quase 200%, fechando 2023 com R$ 7,04 bilhões em receita bruta. A perspectiva é que essa evolução continue em 2024.
 

Com um cenário favorável à frente, é importante que os varejistas fiquem atentos às estratégias para se destacar no mercado e aumentar a aproximação com os clientes no e-commerce. Abordagens como programas de benefícios e o retail media podem proporcionar um caminho lucrativo para as vendas.
 

“Com tantas ofertas e possibilidades de compras, a estratégia é conseguir a atenção do consumidor. O retail media é um desses exemplos, que possibilita a criação de anúncios personalizados dentro das páginas de comércio eletrônico, com o intuito de sugerir produtos que possam interessar ao consumidor e, ao mesmo tempo, gerar uma receita adicional à marca. Além disso, programas de benefícios oferecem oportunidades que fortalecem a relação entre compradores e as lojas”, explica Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity na Iberia e no Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus consumidores.
 

Benefícios em alta
 

Dados apurados pela ABEMF (Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização), em 2023, mostram que 80% dos clientes preferem fazer suas compras em lojas que ofertem algum tipo de benefício. Esta porcentagem representa um crescimento de 18% em relação ao ano anterior e mostra uma mudança de comportamento dos consumidores, principalmente no comércio eletrônico.
 

“Os programas de benefícios são uma oportunidade de deixar os consumidores mais próximos da marca, com maior estímulo à compra e ao retorno para novas operações. A ideia é que os clientes permaneçam não apenas por uma promoção, mas pela percepção de que comprar em determinada loja é sempre uma vantagem. A pesquisa só confirma que esta preferência está cada vez mais consolidada”, explica Eduardo Esparza, que também está à frente do programa de benefícios “Compra e Volta” no Brasil.
 

Anúncios entre marketplaces
 

Conforme dados da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), os itens mais buscados durante o Dia dos Namorados de 2023 foram: roupas (41%), perfumes, cosméticos e maquiagem (31%), calçados (22%), um jantar (18%) e bombons e chocolates (16%). Sobre este dado, Eduardo Esparza destaca a importância de gerar campanhas inteligentes, direcionadas e relacionadas entre os produtos mais demandados pelos consumidores.
 

“Com as informações sobre produtos mais desejados em cada época, é possível anunciar itens com foco no cliente. Isso aumenta o engajamento do consumidor na busca por ofertas e, ao mesmo tempo, gera renda extra para os varejistas. Para que isso funcione, é importante que os líderes do mercado se planejem o quanto antes”, finaliza Eduardo.

Leia também

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -
- Publicidade-